Mozarildo critica medidas impostas pela OMC contra o Brasil
- Na opinião de muitos participantes do Fórum Internacional Rio + 10, sobre os dez anos da Rio 92, realizado em outubro, a atitude da OMC não tem sentido. Reveste-se de discriminação e causará impacto negativo sobre o mercado de trabalho nacional - afirmou.
Mozarildo disse que os Estados Unidos, além de não respeitarem regras de proteção ao ambiente, garantem subsídios aos seus agricultores, ressaltando que "mesmo o produtor americano totalmente incompetente em sua atividade não sabe o significado da palavra prejuízo em sua lavoura porque o Tesouro americano é seu grande protetor".
O senador disse acreditar que a OMC é uma entidade em que os países economicamente mais fortes têm maior poder de decisão. Para ele, as barreiras impostas ao Brasil sob o pretexto de preservação ambiental são "orquestradas por interesses poderosos, que manipulam as regras do jogo da economia internacional e empurram a maioria dos habitantes do planeta para o abismo da miséria".
Mozarildo afirmou que as barreiras protecionistas, tarifárias, alfandegárias e ambientais impostas aos países em desenvolvimento bem como os bilhões de dólares em subsídios que as grandes economias aplicam para proteger suas produções estão acentuando as desigualdades entre os países.
09/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Deputado critica passividade do governo perante as barreiras impostas pela Argentina às empresas gauchas
Brasil adere às sanções impostas pela ONU ao Irã
CRE ANALISA APOIO DO SENADO CONTRA BARREIRAS IMPOSTAS PELA UNIÃO EUROPÉIA
Senadores pedem fim de 'barreiras desleais' impostas pela Argentina
Mozarildo sugere medidas contra a biopirataria
CDH continua discussão de barreiras impostas pela Argentina a produtos brasileiros