Senadores pedem fim de 'barreiras desleais' impostas pela Argentina



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) enviará ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e à presidente Dilma Rousseff documento reunindo preocupações com impactos das barreiras impostas pela Argentina aos produtos fabricados no Brasil. A informação é do presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS).

O parlamentar informou ainda que a bancada gaúcha no Congresso aguarda agendamento para uma audiência sobre o tema com o governo federal. Paim se manifestou ao final de debate realizado nesta terça-feira (12) na CDH, sobre problemas enfrentados por empresas do Rio Grande do Sul que exportam para o país vizinho.

No documento que será enviado às autoridades federais, os senadores pedem o fim de barreiras desleais impostas a produtos brasileiros; a retirada da exigência de licenças não automáticas no comércio com o Brasil; o respeito às regras da Organização Mundial de Comércio (OMC) e do Mercosul; a construção de uma agenda positiva bilateral; e o fortalecimento do sistema de uso de moeda local nas trocas entre os dois países.

Na opinião da senadora Ana Amélia (PP-RS), é urgente a manifestação do Itamaraty e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior frente às imposições feitas pelo governo argentino. Para ela, o Brasil precisa agir com rigor em defesa da indústria, do emprego e da soberania nacional.

Presente ao debate na CDH, o senador Wellington Dias (PT-PI) sugeriu que a reunião com o ministro Fernando Pimentel também reúna senadores das comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

Wellington Dias observou que as relações comerciais entre Brasil e Argentina têm grande impacto no Mercosul como um todo, lembrando que o bloco ainda estaria em fase de consolidação.



12/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH continua discussão de barreiras impostas pela Argentina a produtos brasileiros

Deputado critica passividade do governo perante as barreiras impostas pela Argentina às empresas gauchas

CRE ANALISA APOIO DO SENADO CONTRA BARREIRAS IMPOSTAS PELA UNIÃO EUROPÉIA

Ana Amélia critica barreiras comerciais criadas pela Argentina, que prejudicam indústria gaúcha

CDH discute barreiras da Argentina a produtos brasileiros

CDH discute barreiras da Argentina a produtos brasileiros