Mozarildo critica perfil de investimentos do BNDESPar



Os investimentos feitos pela subsidiária do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o BNDESPar, têm "lucratividade insuficiente, concentração excessiva em empresas estatais e participação demasiada em empresas fechadas, deixando de estimular o mercado de capitais, um dos objetivos declarados do BNDES", conforme crítica feita pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RO).

O BNDESPar tem participação acionária em cerca de 200 empresas, contabilizando um total de ativos no valor de R$ 22 bilhões, observou o senador. No entanto, acrescentou, a maioria das ações que fazem parte da carteira de investimento do BNDESPar teve em 2001 desempenho pior do que o Ibovespa (índice que mede a tendência geral da Bolsa de Valores de São Paulo). Além disso, continuou o senador, um grande número de empresas que contam com a participação do BNDESPar não tem suas ações negociadas na bolsa. "Essas empresas não têm como ser acompanhadas pelo mercado, para que se afira o seu real desempenho", comentou.

As participações maciças que o BNDESPar tem na Petrobras e nas geradoras elétricas estatais federais, por sua vez, foram consideradas por Mozarildo como uma distorção, pois o setor de petroquímica foi privatizado há muitos anos e, portanto, não deveria ser mais objeto de investimentos do governo. "O comparecimento do presidente do BNDES perante a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nos próximos dias, seria uma oportunidade para se abordar o assunto, mas parece que a reunião se concentrará mais na polêmica participação na Globo Cabo", lastimou.



16/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo critica pequeno volume de investimentos destinados à Amazônia no PAC

Garibaldi analisa perfil do eleitor e defende investimentos em educação

Empresa de TI da BNDESPAR ingressa no Bovespa Mais

BNDESPar amplia atuação no setor de logística

BNDESPAR inclui empresa de engenharia em sua carteira

Mozarildo anuncia investimentos da Suframa