Mozarildo defende a criação de novos estados
Autor de três projetos de consulta à população sobre a criação de novos estados, o senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) parabenizou nesta terça-feira (23) o presidente Fernando Henrique Cardoso pelo incentivo à criação de novas unidades da federação. O presidente manifestou-se sobre o assunto numa solenidade em Tocantins, desmembrado há 13 anos de Goiás.
Os projetos de Mozarildo Cavalcanti autorizam a realização de plebiscitos destinados a autorizar ou não o desmembramento de parte do Pará, para criar o estado de Tapajós; e de parte de Mato Grosso, para criar o estado do Araguaia. Um terceiro projeto prevê consulta à população para que municípios do Amazonas sejam redivididos na criação de três territórios: Alto Rio Negro, Solimões e Juruá. Aprovadas no Senado, as três iniciativas aguardam deliberação da Câmara.
Em seu discurso, Mozarildo insurgiu-se contra técnicos dos ministérios da Fazenda e do Planejamento que, segundo matéria publicada no jornal Estado de S. Paulo , disseram que a criação de um novo estado custa muito caro para o contribuinte. De acordo com a reportagem, a União gastou R$ 1,1 bilhão com a criação de Tocantins e R$ 800 milhões com a criação de Mato Grosso do Sul.
"Quantos bilhões não foram gastos para cobrir rombos de bancos?" - questionou o senador, criticando a preocupação desses técnicos com a União. "E o que é a União? Por acaso, alguém vive na União?", indagou ainda o parlamentar, lembrando estar comprovado que a criação de novas unidades da federação resulta sempre em mais desenvolvimento para o país.
Em apartes, três senadores apoiaram Mozarildo Cavalcanti. O senador Lindberg Cury (PFL-DF) disse que a redivisão territorial do Brasil precisa ser analisada com bastante critério. Leomar Quintanilha (PPB-TO) considerou inadiável o desmembramento de unidades da Federação e disse que Tocantins é um exemplo da decisão correta de redividir o país. Ademir Andrade (PSB-PA) informou que o governador Almir Gabriel está tentando impedir o povo paraense de se manifestar em plebiscito sobre a criação do novo estado.
23/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo defende criação de novos estados
MOZARILDO DEFENDE CRIAÇÃO DE TRÊS NOVOS ESTADOS
MOZARILDO DEFENDE NA TV SENADO CRIAÇÃO DE NOVOS ESTADOS
Mozarildo defende plebiscitos sobre criação de novos estados
Mozarildo insiste na criação de novos estados e territórios
MOZARILDO PROPÕE CRIAÇÃO DE TRÊS NOVOS ESTADOS