Mozarildo defende criação de novos estados
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu à Mesa do Senado que coloque em votação o projeto de decreto legislativo (PDS 52/07) que propõe a realização de um plebiscito sobre a criação do estado de Carajás. Ele defendeu o desmembramento dos estados do Norte do país, o que favoreceria seu desenvolvimento.
O parlamentar lamentou que o projeto sobre a realização de plebiscito para a criação do estado de Tapajós, já aprovado pelo Senado Federal, esteja parado na Câmara dos Deputados há vários anos. Afirmou que a criação de novos estados trará maior representação política para aquelas regiões.
Mozarildo lembrou que Amazonas, Pará e Mato Grosso representam 51% território nacional. Apenas o Amazonas é maior que todos os estados das Regiões Sul e Sudeste juntos. Mas apenas o estado de São Paulo tem mais deputados que toda a região Norte.
- O desmembramento de estados da Amazônia não interessa aos grandes estados brasileiros, que têm uma visão atrasada, de que o Brasil não deve se desenvolver por igual - afirmou o senador.
Mozarildo afirmou que os países ricos não querem o desenvolvimento da Amazônia para que ela permaneça com suas riquezas intactas para que estes países as utilizem no futuro. Ele defendeu que as instituições de pesquisa e desenvolvimento sediadas na Amazônia façam os diagnósticos necessários para o desenvolvimento da região, em vez de esses diagnósticos serem apresentados por pessoas e instituições de outros lugares.
O senador comunicou ainda ter proferido a palestra de abertura do 1º Encontro de Maçons e Damas da Maçonaria do Sul e do Sudeste do Pará, ocorrido em Marabá.
01/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo defende criação de novos estados
MOZARILDO DEFENDE CRIAÇÃO DE TRÊS NOVOS ESTADOS
MOZARILDO DEFENDE NA TV SENADO CRIAÇÃO DE NOVOS ESTADOS
Mozarildo defende plebiscitos sobre criação de novos estados
Mozarildo insiste na criação de novos estados e territórios
MOZARILDO PROPÕE CRIAÇÃO DE TRÊS NOVOS ESTADOS