Mozarildo defende apoio gerencial às prefeituras para reduzir desperdícios e combater a corrupção
Ao considerar que o despreparo para o exercício da administração pública também constitui "um ralo por onde se esvaem nossos poucos recursos", o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) sugeriu, em discurso no Plenário, a criação de cursos para agentes públicos municipais, da mesma forma como já existem para os que trabalham com a administração e as finanças estaduais e federal. O objetivo é reduzir os índices de desperdício do dinheiro público verificados nas auditorias promovidas pela Corregedoria Geral da União (CGU) nas prefeituras do interior do país.
Mozarildo disse ter ido à tribuna "defender os prefeitos dos pequenos municípios de uma condenação prévia a todo julgamento por corrupção", referindo-se a reportagem do jornal O Globo que concluiu, com base no relatório da fiscalização da CGU em 131 prefeituras, que 30% das verbas públicas repassadas a estes municípios teriam sido desviados.
- Transformar toda a administração pública num covil de bandidos corruptos ou corruptores é querer mergulhar o Estado brasileiro na descrença e na desarmonia. Julgo mais sensato que se faça a apuração minuciosa das causas que provocam as irregularidades constatadas pela CGU - propôs o senador de Roraima, classificando como "precipitado e primário" imputar esses problemas nos municípios pobres apenas à corrupção.
Segundo explicou Mozarildo, é difícil se encontrar pessoal capacitado para trabalhar na complexa administração pública dos municípios, lembrando que freqüentemente os próprios prefeitos e vereadores são gente humilde, que mal concluíram o ensino fundamental.
- O que dizer, então, dos servidores? Como lhes exigir boa técnica na gestão administrativa e financeira? Para o que se deve atentar é a capacitação dos agentes públicos municipais, por meio de programas de treinamento, seja pelo governo federal, seja pelos estados e municípios já qualificados e experientes em sua própria gestão.
09/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo defende mobilização da sociedade para combater corrupção por meio da lei
Mozarildo pede a Dilma força tarefa para combater corrupção em RR
Requião defende reformas para combater corrupção
'Combater a corrupção é dever de todo e qualquer governante', diz Mozarildo
Justificativa para CPI detalha suspeitas de 'incompetência gerencial e corrupção' na Petrobras
Mozarildo: 'A sociedade pode ajudar a combater a corrupção não elegendo corruptos'