Mozarildo defende financiamento público exclusivo de campanhas



Em pronunciamento nesta terça-feira (13), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) fez um apelo aos senadores para que se mobilizem por uma reforma política no Brasil. Para o senador, o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais é um dos temas que precisam ser debatidos, já que, atualmente, as campanhas seriam financiadas por empresas interessadas em conseguir contratos públicos depois.

- Quando se fala em financiamento público de campanha, há uma certa reação da população, mas o que acontece é que as campanhas já são financiadas com recurso público, só que de maneira corrupta, de maneira desonesta – explicou.

Essas doações, em grande parte, são feitas de forma oculta, em que o candidato recebe repasses das direções partidárias ou de comitês financeiros, e não diretamente das empresas que doaram para os partido. O método, apesar de permitido, ajudaria a desvincular a participação de empresas nas campanhas eleitorais.

O senador usou como exemplo matéria do jornal Folha de S. Paulo. O texto aponta que candidatos eleitos no primeiro turno nas principais cidades do país obtiveram quase 70% da arrecadação com doações ocultas. A recordista, segundo o jornal, é a prefeita eleita de Boa Vista (RR), que recordista foi Teresa Surita (PMDB), que arrecadou toda a quantia para a campanha dessa maneira.

- Além do abuso de poder, do governador e da colocação da máquina da prefeitura à disposição, ainda assim, ela foi recordista no financiamento da campanha por doações ocultas. O que é oculto não poderia ser permitido, não é republicano, cheira mal, cheira a desonestidade.

O senador também criticou o fato de não haver segundo turno em Boa Vista, que apesar de ser uma capital, tem menos de 200 mil habitantes. Em decorrência da regra, Teresa Surita venceu a disputa pela prefeitura 39,26% do total.



13/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Henrique defende aprovação de financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais

Combate à corrupção: José Pimentel defende financiamento público exclusivo de campanhas

CCJ rejeita financiamento público exclusivo de campanhas

CCJ rejeita financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais

Senado aprova financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais

CCJ APRECIA PROJETOS PARA FINANCIAMENTO PÚBLICO EXCLUSIVO DE CAMPANHAS ELEITORAIS