Mozarildo defende lojas francas nas cidades de fronteiras



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu, nesta quinta-feira (14), a aprovação do PLC 11/2012, que autoriza o funcionamento de lojas francas ou free shops nas cidades brasileiras localizadas nas fronteiras com outros países,  para a venda de mercadoria nacional ou estrangeira com pagamento em reais ou outras moedas. O projeto foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e será examinado agora pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Mozarildo explicou que 28 cidades brasileiras, espalhadas por nove estados, serão beneficiadas com o projeto e pediu ao governo federal que examine a situação com cautela porque o Brasil perde muito dinheiro e recursos humanos para os outros países. O senador apontou que no estado dele, Roraima, possui duas cidades consideradas gêmeas de cidades estrangeiras: Bonfim, fronteira com a Guiana, e Pacaraima, fronteira com a Venezuela. Ele relatou que as pessoas compram de tudo nos outros países por ser mais barato e destacou que a aprovação do projeto melhoraria essa situação.

- Compram de tudo: do alimento ao material de higiene, eletroeletrônicos, tudo, porque tudo é infinitamente mais barato. Então, nós estamos perdendo duplamente: perdendo mão de obra, que vai para o lado de lá; perdendo divisas, porque o brasileiro vai gastar lá – explicou.

O senador disse que o Ministério da Fazenda se manifestou contrário ao projeto com o argumento de que o país perderia impostos, mas ele acredita que a perda atual do Brasil é maior.

- Quero aqui fazer um pedido ao governo da presidente Dilma, que examinem isso com outra lente e não com essa lente pequena apenas do número que vai se recolher de impostos. Muito mais do que isso é o que nós estamos perdendo hoje com o material humano, com o dinheiro que gastamos do lado de lá, com a falta de geração de empregos – ressaltou.

Em aparte, os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS), Ana Amélia (PP-RS) e Vanessa Grazziontin (PCdoB-AM) se manifestaram favoráveis ao projeto.



14/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tomás Correia defende instalação de lojas francas em cidades ‘gêmeas’ na fronteira

Cidades de fronteira poderão ter lojas francas

Ana Amélia comemora sanção da lei que autoriza instalação de lojas francas em cidades de fronteira

Paim defende aprovação de projeto que trata das lojas francas

CRE vota aumento de limite para vendas em lojas francas

PARA OSMAR DIAS, AUMENTO DE LOJAS FRANCAS FOI EXTRAORDINÁRIO