Mozarildo defende projeto que regulamenta criação de municípios
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) afirmou que o Projeto de Lei Complementar do Senado 98/2002, que regulamenta e estabelece critérios para criação de municípios, não vai aumentar o número de cidades indiscriminadamente.
Ele acrescentou que não vê problema algum em a presidente Dilma Rousseff ter vetado a proposta na íntegra. Para o senador, o veto foi um gesto garantido pela Constituição à presidente da República. Ele espera apenas que quando a análise do veto for encaminhada ao Congresso Nacional, os 312 deputados e 53 senadores que foram a favor da proposta mantenham seus votos de apoio à proposição.
Mozarildo Cavalcanti também garantiu que a criação de municípios não vai representar aumento de gastos nem para os governos estaduais, nem para o governo federal:
- Não vai haver aumento de custos para o governo federal e nem para o estadual porque o que nós propomos na verdade é que o município que for criado vai dividir o FPM [Fundo de Participação dos Municípios] que o município maior recebia. Então o município que sofreu desmembramento perde um pouco de recurso, mas perde também a obrigação de gastar naquela área.
21/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi defende aprovação de projeto que regulamenta criação de municípios
Senado aprova projeto que regulamenta criação de municípios
Mozarildo defende a criação de novos municípios
Segue a Plenário projeto que regulamenta a criação de novos municípios
Ricardo Ferraço diz ser contrário a projeto de lei que regulamenta a criação de municípios
Flexa Ribeiro pede aprovação de projeto que regulamenta criação de municípios