Mozarildo defende regulamentação de exploração mineral em terras indígenas




O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu nesta quarta-feira (9) a regulamentação, pelo Congresso Nacional, da exploração de minérios em terras indígenas, como prevê a atual Constituição de 1988.

Mozarildo disse que a iniciativa da regulamentação não precisa partir do Congresso Nacional, mas que o Ministério de Minas e Energia deveria fazer um estudo e priorizar as áreas em que já se verifica a exploração de diamantes e de minerais estratégicos para a indústria de alta tecnologia, como nióbio, urânio e cassiterita.

O senador afirmou que a exploração clandestina de minérios em terras indígenas prejudica o Brasil e as comunidades indígenas do país, tendo em vista que "o contrabando vai enriquecer países de outros continentes e o Brasil fazendo de conta que não existe isso". Essa atitude está em descompasso com a realidade e o Brasil "está sendo roubado", disse Mozarildo, exibindo denúncias de índios yanomami, segundo os quais a prática é contínua em suas terras em Roraima.

- Então por que não acabar com essa hipocrisia e regulamentar de uma vez por todas a exploração de minérios em terras indígenas, com a obrigação do cumprimento de normas de defesa do meio ambiente ? - perguntou.

Para Mozarildo, a regulamentação iria compatibilizar desenvolvimento com preservação ambiental, "fazendo com que o país deixe de ser roubado". O senador lembrou ainda que as terras indígenas de Roraima localizam-se coincidentemente sobre as maiores reservas minerais do estado.

Em aparte, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) manifestou apoio a Mozarildo, lembrando que Rondônia abriga a reserva Roosevelt, que detém uma das maiores concentrações de diamantes do mundo.

- Dizem que não está sendo explorado, mas a gente encontra na rua diamantes dessa reserva - afirmou.

Citado por Mozarildo, o parágrafo terceiro do artigo 231 da Constituição estabelece que o aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas, só pode ser efetivado com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei.



09/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Botelho defende projeto que abre terras indígenas para exploração mineral

Delcídio Amaral defende regulamentação da exploração de recursos naturais em terras indígenas

Exploração de riquezas em terras indígenas em destaque na CMA

Exploração de riquezas em terras indígenas é tema de audiência na CMA

Em debate, a exploração sustentável de riquezas naturais em terras indígenas

Cassol pede regularização da exploração de diamantes em terras indígenas