Delcídio Amaral defende regulamentação da exploração de recursos naturais em terras indígenas



Em pronunciamento nesta quinta-feira (8), o senador Delcídio Amaral (PT-MS) disse que o governo precisa atuar na regulamentação da exploração de recursos naturais em terras indígenas. O senador se pronunciou em aparte ao discurso do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que criticou o governo federal por insistir na demarcação de terras indígenas de forma contínua.

Delcídio disse que não questionava o direito de exploração de minérios e madeira nas terras indígenas, mas observou que é fundamental que essas atividades sejam regulamentadas disciplinadas para evitar problemas e transtornos.

O senador pelo PT do Mato Grosso do Sul disse ainda que as dificuldades enfrentadas pelos indígenas da Reserva Raposa-Terra do Sol, em Roraima, também são verificados em outras localidades do país.

- A questão indígena tem de ser encarada com absoluta seriedade e rigor. Posso falar isso com muita tranqüilidade porque o Mato Grosso do Sul é o segundo estado em população indígena no Brasil. Temos lá os guaranis, os terenas e os caiuás. O Mato Grosso do Sul tem uma realidade parecida com Santa Catarina, porque são regiões onde há problemas de demarcação de terras indígenas - disse.



08/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo defende regulamentação de exploração mineral em terras indígenas

Em debate, a exploração sustentável de riquezas naturais em terras indígenas

Indígenas discutem sobre exploração de recursos naturais

Botelho defende projeto que abre terras indígenas para exploração mineral

Mais recursos para ciência e tecnologia nas regiões que sediam projetos de exploração de recursos naturais

Exploração de riquezas em terras indígenas em destaque na CMA