MOZARILDO DENFENDE OS RESULTADOS DA CPI DO SISTEMA FINANCEIRO



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) rebateu artigo publicado, nesta quinta-feira (dia 31) no jornal O Globo, segundo o qual a CPI do Sistema Financeiro fracassou em seus objetivos. O senador destacou como mérito no trabalho do Comissão "ter jogado um pouco de luz sobre uma instituição hermética como o Banco Central".
- Numa análise de curto prazo esses críticos podem ter razão. Numa perspectiva de longo prazo, que é a verdadeira perspectiva de uma sociedade democrática, as CPIs prestaram e continuarão prestar importante contribuição ao aperfeiçoamento da legislação e das instituições - avaliou.
Mesmo reconhecendo que a CPI do Sistema Financeiro não esclareceu diversos fatos graves, tais como a retirada fraudulenta de aproximadamente US$400 milhões do País através de fundos de investimento, nem a ajuda do Proer a instituição bancárias falidas, Mozarildo considera que ela tenha conseguido cumprir o seu papel.
- Uma CPI não tem o poder de punir, de substituir a Justiça, mas tem o poder de mudar a legislação, de indignar o País, de criar o clima propício para o aperfeiçoamento da legislação e das instituições - acrescentou.
Mozarildo Cavalcani disse que o Congresso deve produzir uma legislação que feche as brechas que permitem a sonegação, a elisão e a inadimplência tributárias. "Assim, impediremos que o chamado planejamento fiscal das grandes empresas e grandes bancos evite o pagamento de tributos realmente devidos ao Tesouro Nacional", afirmou.
FUNAIO senador também informou ao plenário que na próxima semana encaminhará requerimento à Mesa, solicitado a retirada de projeto e emenda de sua autoria propondo a extinção da Funai. Ele esclareceu que depois de fazer inúmeros contatos com índios, antropólogos e interessados na causa indígena, se convenceu que "não a Funai, mas as ONGs devem ser extintas". Segundo Mozarildo, a pretexto de ajudar na solução de problemas das comunidades indígenas, as organizações não governamentais estão prestando "um grande desserviço ao Brasil".

01/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fazenda quer resultados fiscais fortes e regulamentação do mercado financeiro

Mozarildo critica governador por déficit financeiro de Roraima

Senado aprova MP do sistema financeiro

CPI MOSTROU IRREGULARIDADES NO SISTEMA FINANCEIRO

MARLUCE DEFENDE CPI DO SISTEMA FINANCEIRO

Aprovada na CCJ proposta que reestrutura o sistema financeiro