Mozarildo denuncia invasão do espaço aéreo brasileiro e de aldeia indígena por militares da Venezuela
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) leu em Plenário, nesta quinta-feira (6), notícia publicada no jornal Folha de Boa Vista, segundo a qual militares da Venezuela invadiram o espaço aéreo brasileiro e, inclusive, pousaram em uma aldeia indígena. Esses militares estariam apoiando atividades de garimpo na região. Mozarildo apresentou requerimento pedindo esclarecimentos aos ministros da Defesa, Nelson Jobim, e das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Segundo Mozarildo, o fato teria ocorrido no dia 8 de agosto, mas só noticiado agora.
- Essa é uma notícia que considero gravíssima - disse Mozarildo, que fez um apelo à Mesa do Senado para que não a ignore.
O parlamentar disse que os militares brasileiros que atuam na Serra do Surucucu e na região do Rio Auaris teriam sido informados e não tomaram nenhuma providência, de acordo com as lideranças yanomami, que manifestaram preocupação com a desatenção das autoridades. O sobrevôo ilegal, conforme informou Mozarildo, foi presenciado por representantes do Ministério Público Federal e da Diocese de Roraima.
Mozarildo salientou que o general Raimundo Cerqueira Filho, chefe do Comando Militar da Amazônia já vinha fazendo um alerta para "o vazio de poder" na região e denunciando que a ausência do Estado na fronteira norte estava favorecendo a expansão do narcotráfico.
O parlamentar lembrou fato ocorrido em 2003, quando soldados venezuelanos invadiram a aldeia Poimopê, no alto Mucajaí, e intimidaram uma funcionária da organização Urihi Saúde Yanomami. Nesse mesmo período, outro grupo venezuelano teria invadido um garimpo clandestino no Rio Catrimani e saqueado o acampamento.
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) informou que, tão logo tomou conhecimento do assunto, nomeou uma comissão de três parlamentares para pedir providências ao ministro da Defesa, Nelson Jobim. Heráclito aproveitou a ocasião para fazer um apelo a Jobim para recebê-los o mais rapidamente possível.
06/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE quer informações sobre invasão do espaço aéreo de Roraima
Especialistas cobram decisão sobre domínio do espaço aéreo brasileiro
Operação restabelece serviços essenciais em aldeia indígena
Mozarildo Cavalcanti denuncia estupros praticados por membros do Conselho Indígena de Roraima
Mozarildo denuncia ação de ONGs internacionais na reserva indígena Raposa/Serra do Sol
Pedra fundamental de aldeia indígena da Rio+20 será lançada nesta quinta (24)