Mozarildo destaca aniversário de entidade maçônica em MG



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) assinalou a passagem dos 68 anos do Grande Oriente do Brasil em Minas Gerais. Em pronunciamento nesta quarta-feira (12), ele afirmou que o estado é o segundo maior em número de maçons dentro do Grande Oriente, a mais antiga da maçonaria brasileira.

O parlamentar explicou que a maçonaria tem outros dois grandes grupos no Brasil: a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil e as Grandes Lojas.

Mozarildo informou que a primeira loja em Minas Gerais foi fundada em julho de 1822, na antiga Vila Rica (hoje Ouro Preto), pelo colonizador francês Guido Tomás Marlière. Segundo ele, a loja foi fundada para receber a visita do então príncipe regente D. Pedro I.

Mozarildo Cavalcanti disse que a independência do Brasil foi decidida em uma loja maçônica em 20 de agosto de 1822, com a participação de D. Pedro I e outros maçons como José Bonifacio e Gonçalves Ledo.

O senador observou que a bandeira mineira traz um conhecido símbolo maçônico, que é o triângulo. Acrescentou que o dístico Libertas quae sera tamem (Liberdade ainda que tardia) inscrito na bandeira remete a um dos pilares das maçonaria, a liberdade.



12/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo comunica realização de Assembleia Maçônica em Brasília

Mozarildo registra realização do 15º Encontro Nacional da Cultura Maçônica

Mozarildo homenageia 190 anos da loja maçônica Grande Oriente do Brasil

Mozarildo aplaude a criação de uma nova entidade para combater as "doenças esquecidas"

Iris destaca importância da CNA nos 50 anos da entidade

Mozarildo comemora aniversário da PM de Roraima