Mozarildo destaca boa atuação da Defensoria Pública de Roraima
Na homenagem ao Dia do Defensor Público, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lamentou a pouca importância que a categoria tem no país. Mozarildo orgulhou-se de seu estado ter um ótimo desempenho entre as defensorias públicas de todo o país.
Mozarildo disse haver no Brasil três estados importantes onde a Defensoria não foi instalada, citando, entre eles, Santa Catarina. Lamentou que, em outros estados, a Defensoria é terceirizada, com integrantes não concursados.
O parlamentar citou dados do III Diagnóstico da Defensoria Pública, realizado pelo Ministério da Justiça e divulgado em novembro do ano passado, segundo o qual Roraima é um dos três Estados com a maior média de atendimento de habitantes por defensor público. De acordo com Mozarildo, Roraima tem a melhor relação defensor público por habitante, um profissional para cada 7 mil habitantes. A média nacional, informou, é de apenas 1,4 Defensor Público para cada 100 mil habitantes.
Roraima está na frente também por ter defensores públicos em todas as comarcas, enquanto no Brasil a média é de apenas 42,7% das comarcas. Há no estado 36 defensores públicos estaduais, mas apenas 3 defensores públicos federais. Acrescentou que Roraima é um dos poucos Estados em que o defensor-geral é eleito, e não escolhido pelo Governador.
25/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
SATURNINO RESSALTA ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA
LAURO PROPÕE ATUAÇÃO DE MAGISTRADOS APOSENTADOS NA DEFENSORIA PÚBLICA
Mozarildo comemora Dia Nacional da Defensoria Pública
Mozarildo pede atuação do MP Federal para investigar irregularidades em Roraima
Mozarildo reivindica mais recursos para a defensoria pública
Defensoria Pública necessita de mais recursos, defende Mozarildo