Mozarildo destaca pesquisa sobre saneamento básico



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) destacou a importância dos dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no final de março. De acordo com o estudo, o abastecimento de água, que em 1989 chegava a 95,6% dos municípios, atinge hoje 97,9%. A coleta de lixo, que era de 97,2%, chegou a 99,4% das cidades. O serviço de esgotamento passou de cerca de 47% para aproximadamente 52%.

O parlamentar lembrou que há uma estimativa do governo federal de que seriam necessários recursos da ordem de R$ 44 bilhões em investimentos até 2010 para garantir água e esgoto a toda a população brasileira, algo em torno de 0,4% do Produto Interno Bruto.

Na visão do senador, essa meta tem de ser mantida por este e pelo próximo governo. Ele observou ainda que a pesquisa do IBGE demonstrou onde estão as prioridades. Mozarildo Cavalcanti informou que áreas com indicadores epidemiológicos graves, com doenças decorrentes de falta de saneamento, as cidades pequenas, e a área rural deverão encabeçar a lista das prioridades.

As disparidades regionais, afirmou, voltam a se manifestar também na questão do saneamento básico. A pesquisa revela que enquanto 70,5% dos domicílios da região Sudeste fazem parte da rede de abastecimento de água, apenas 44,3% das residências do Norte são abastecidas. O volume de água distribuído também é desigual. No Sudeste, são 360 litros diários per capita ; no Norte, apenas 190 litros.

- A desigualdade social é maléfica e perniciosa não apenas para as regiões mais pobres, menos desenvolvidas, que sofrem na pele os efeitos e conseqüências da falta de crescimento. Ela é altamente prejudicial para o desenvolvimento do país. Se o objetivo maior é diminuir as disparidades e reduzir a pobreza, é justificável que se busque a redução mais acelerada da pobreza no Norte e no Nordeste, regiões reconhecidamente mais desfavorecidas no concerto nacional - observou.



23/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cresce nível de conhecimento do brasileiro sobre saneamento básico, aponta pesquisa

Mozarildo cobra do governo investimentos em saneamento básico

Mozarildo alerta para precariedade do saneamento básico

IBGE divulga Pesquisa Nacional de Saneamento Básico

IBGE divulga Pesquisa Nacional de Saneamento Básico

Valadares destaca relevância do saneamento básico para a saúde