Mozarildo alerta para precariedade do saneamento básico



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) fez um alerta às autoridades do governo para os dados sobre saneamento básico do Censo do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo ele, a pesquisa revela que apenas 52% dos municípios dispõem de esgoto sanitário e a rede coletora só chega a um terço das habitações. A água encanada, continuou, já existe em 98% dos mais de 5,5 mil municípios, mas a rede chega a somente 64% das casas.

- Porém, um aspecto constrangedor e que deveria cobrir de vergonha esta nação tão rica se refere ao fato de que a pesquisa detectou que quase 25 mil pessoas sobrevivem daquilo que recolhem nos lixões: papéis, plásticos, latas, vidros e outros objetos descartados. Mas o que deve comover até mesmo os corações mais empedernidos é que, entre os catadores, estão aproximadamente 5 mil crianças com idade inferior a 14 anos - acentuou.

Mozarildo ainda citou dados de outras fontes, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), que relaciona à falta de rede de esgoto algumas doenças infecciosas e parasitárias que atingem os brasileiros. Ele acrescentou que relatório do Centro Panamericano de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente (CEPIS), da OMS, mostra que bactérias, vírus e parasitas encontrados águas contaminadas são os maiores responsáveis pelos casos de diarréia, enterite, hepatite e esquistossomose.

- Até os cinco anos de idade, 21,1% das mortes de crianças brasileiras são causadas por doenças infecciosas e parasitárias - disse o senador.

Mozarildo sugeriu que os administradores públicos prestem mais atenção na distribuição de redes de água e esgotos, até como forma de economizar. Segundo ele, já foi comprovado que investimentos em ações de prevenção de saúde pública configuram uma boa relação custo/benefício dos recursos públicos.

- Por que então não investir mais em projetos de saneamento básico? - concluiu.



09/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia alerta para falta de saneamento básico

ALCÂNTARA ALERTA PARA PROBLEMA DO SANEAMENTO BÁSICO NO PAÍS

Mão Santa alerta para necessidade de maior atenção para o saneamento básico

Mozarildo cobra do governo investimentos em saneamento básico

Mozarildo destaca pesquisa sobre saneamento básico

No Dia Mundial da Água, Flexa Ribeiro alerta para precariedade das condições de vida dos amazônidas