Mozarildo diz que burocracia está impedindo atendimento a pleitos de Roraima
"O fato de eu ter me abstido de votar hoje, da mesma forma que me absterei de votar na semana que vem, não significa que estou rompendo ou brigando com o governo". O aviso foi dado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). Ele explicou que essa foi apenas uma forma de responder de forma igual "à burocracia que está forçando o presidente Lula a se abster de resolver problemas de Roraima". A abstenção do senador foi durante a votação do projeto de conversão que reestruturou cargos e instituiu gratificações na Previdência Social.
Mozarildo explicou que, no último dia 29 de março, em reunião no Palácio do Planalto da qual participou junto com o governador de Roraima, Ottomar Pinto, com o senador Augusto Botelho (PT-RR) e com deputados federais do estado, o presidente Lula prometeu que em três semanas visitaria Roraima para anunciar soluções concretas para os três pleitos apresentados a ele naquela ocasião.
O primeiro pedido foi a transferência de 5 milhões de hectares de terra do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para o estado de Roraima. O segundo foi a implantação da área de livre comércio de Bonfim (RR), município localizado na fronteira com a República da Guiana. O último foi a federalização da Companhia Energética de Roraima (CER).
- Estamos no dia 21 de junho; vamos completar três meses. A resposta viria em três semanas. O presidente Lula quer resolver, o ministro [da Secretaria de Relações Institucionais] Mares Guias também quer, mas o meio-de-campo dele não quer. Fica inventando uma coisa ou outra e a história termina sendo empurrada com a barriga - lamentou Mozarildo Cavalcanti.
Em aparte, o senador Augusto Botelho disse que as pessoas que estão atrapalhando seriam as mesmas que trabalharam para a demarcação de terras indígenas no estado "e agora estão querendo colocar indústrias para explorar minérios" nestas áreas. Por sua vez, o senador Jayme Campos (DEM-MT) comparou que o Mato Grosso também vem enfrentando problemas de caráter fundiário e com a ampliação do número de reservas indígenas.21/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo diz que estado de Roraima está 'sucateado'
Mozarildo: "Lula está promovendo um apartheid intra-étnico em Roraima"
Mozarildo se opõe a novas áreas de preservação e afirma que Roraima está sendo federalizada
Banco Mundial revela preocupação com excesso de burocracia no Brasil, diz Mozarildo
Brasil está entre os países com maior burocracia nos negócios, apura Bird
Bisol apresenta liminar impedindo uso de gravação do caso Konrad