Mozarildo se opõe a novas áreas de preservação e afirma que Roraima está sendo federalizada
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) protestou em discurso nesta quarta-feira (24) contra o que considera a federalização de seu estado: a criação ou ampliação de mais unidades de conservação. O parlamentar afirmou que estuda até a possibilidade de entrar com uma ação judicial sob a alegação de quebra de federalismo.
- Lamento muito que o meu estado só seja olhado dessa forma, como uma espécie de quintal do país, onde se deve criar um monte de reservas - protestou.
Atualmente, 63% da área de Roraima destinam-se a áreas de preservação ou reservas indígena, como a Raposa/Serra do Sol, demarcada recentemente. Agora, informou o senador, o Ministério do Meio Ambiente abriu consultas públicas, e já marcou audiências, com o intuito de ampliar o Parque Nacional do Viruá e a Estação Ecológica de Maracá e para a redefinição de limites e recategorização da Reserva Florestal do Parima. Ainda se discute, apesar de o debate ter sido suspenso, a criação da unidade de conservação do lavrado, ecossistema semelhante ao cerrado.
- A sanha de federalizar as terras de Roraima não acabou. Não há nenhum estado da Federação que tenha mais de 60% das suas terras destinadas à área de conservação, a reservas indígenas, etc., e ainda com a ameaça de vir mais - disse.
De acordo com o senador, somadas as reservas indígenas, unidades de conservação, parques nacionais, florestas nacionais e terras de fronteira, que têm regime especial, para o estado não sobra, retiradas também as terras alagadas, nem 10% da área oficial de Roraima.
O parlamentar defendeu ainda a aprovação de proposta de sua autoria para alterar a Constituição (PEC 38/99) e estabelecer que demarcações de reservas, sejam elas florestais, unidades de conservação ou reservas indígenas, passem pelo Senado antes de o Presidente da República as homologar. O trabalho dos órgãos ambientais continuará, frisou. A intenção é apenas que, após concluído o processo, passe pelo Senado para que este diga se está ou não correto e se pede ou não novas diligências.
24/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministros dizem que estão sendo adotadas medidas contra irregularidades em áreas de preservação ambiental
Mozarildo diz que desalojados da Raposa Serra do Sol estão sendo expulsos de assentamento do Incra em Roraima
Mozarildo pede apoio a proposta que limita áreas de preservação ambiental e reservas indígenas
Serys afirma que Palocci está sendo vítima de linchamento moral
Mozarildo registra duas novas conquistas de Roraima
Mozarildo faz novas denúncias contra governador de Roraima