Mozarildo diz que o combate à corrupção é a causa mais importante dos protestos



Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (25), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que está “muito feliz” com as manifestações populares por todo o país e, em especial, no seu estado, Roraima, onde houve quatro protestos em uma semana. O parlamentar se disse “incentivado” pelo movimento que tomou as ruas e manifestou a sua concordância com todas as bandeiras de luta, mas ressaltou que a principal é o combate à corrupção.

- A corrupção é a mãe de todos esses males. Por que falta dinheiro para a saúde, a educação e a segurança? Porque o ralo da corrupção no Brasil leva de 40% a 50% dos recursos púbicos – disse.

Nesse sentido, o senador manifestou apoio à ideia de uma “lei severa” sobre a corrupção. Mozarildo, no entanto, argumentou que discutir somente a reforma política, com sugestão de plebiscito ou nova Constituinte, é desviar o foco das reivindicações do povo.

- Nós parlamentares também temos que absorver esse clamor das ruas. Se não formos à causa, não adianta tratar os males periféricos porque o mal central vai permanecer – afirmou.

Para reforçar seu argumento, o senador citou dado da Controladoria Geral da União (CGU) que revela que, em quatro anos, foram desviados cerca de R$ 500 milhões, só da Fundação Nacional de Saúde (FNS).

- E não se modifica o modo de gestão, a fiscalização – lamentou.

Mozarildo Cavalcanti ainda defendeu a rejeição da PEC 37, como pedem os manifestantes, para garantir ao Ministério Público o poder de investigação e mais um instrumento contra a corrupção.

- Porque quanto mais órgãos investigarem, melhor. Menos chance de corrupção – argumentou.



25/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo cobra medidas de combate sistemático à corrupção

Mozarildo propõe campanha nacional de combate à corrupção

Mozarildo faz apelo para que todos participem do combate à corrupção

Hage: improbidade e corrupção deram causa à expulsão de mais de 1.600 servidores federais nos últimos cinco anos

Compensação a Minas por gastos com rodovias federais causa protestos no Senado

Mozarildo critica corrupção na saúde e defende Mais Médicos