Mozarildo diz que pessoas da Região Norte se sentem menos seguras




Em pronunciamento nesta segunda-feira (11), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) citou pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para afirmar que a sensação de insegurança da população é maior na Região Norte do que no restante do país.

O parlamentar afirmou que a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD) do IBGE indicou que, em média, 52% das pessoas maiores de 10 anos declararam sentir segurança nas suas cidades em 2009. A média das cidades da Região Norte foi de 48,2%.

O senador citou também o percentual dos que se sentem seguros em seu bairro: 67,1% na média brasileira, contra 59,8% nas cidades da Região Norte. Já os que declararam sentirem-se seguros em seu domicílio somaram 79,6% na média brasileira e 78% na Região Norte.

Mozarildo Cavalcanti informou que a pesquisa abrangeu 162 milhões de brasileiros maiores de 10 anos. A amostragem equivale dizer que 11,9 milhões de pessoas foram furtadas entre 27 de setembro de 2008 e 26 de setembro de 2009.

- A segurança pública tem sempre figurado como uma das maiores preocupações da sociedade brasileira - afirmou o parlamentar.

A pesquisa apontou ainda, assinalou o senador, que 7,3% da população com 10 anos ou mais sofreram crime de furto ou roubo no ano anterior à pesquisa. Outros 1,6% sofreram agressão física.

O parlamentar acrescentou que a pesquisa do PNAD constatou que as mulheres e as pessoas idosas se sentem menos seguras, enquanto pessoas de cor branca têm mais sensação de segurança do que cidadãos de outras etnias. Outra constatação foi que 60% das residências do país utilizam múltiplos dispositivos de segurança.

Mozarildo Cavalcanti pediu que as comissões do Senado Federal se debrucem sobre os dados revelados pela pesquisa do PNAD.

O senador destacou ainda o desaparelhamento e falta de quadros das polícias Federal e Rodoviária Federal. Também deplorou a situação da Polícia Civil de Rondônia, que vem trabalhando com baixos salários e postos policiais e viaturas sucateados.



11/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Contas de luz subirão menos com redução de encargo que subsidia energia da Região Norte, segundo Aneel

Mozarildo exalta crescimento da Região Norte

Mozarildo aponta aumento da pobreza na Região Norte

Mozarildo registra encontro de magistrados da Região Norte

Mozarildo: Região Norte é vista como 'quintal da nação'

Mozarildo quer mais colégios militares na Região Norte