Mozarildo aponta aumento da pobreza na Região Norte



Enquanto o país passou da 73ª para a 65ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre 1990 e 2001, na Região Norte a pobreza cresceu, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). O registro foi feito pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) em discurso nesta terça-feira (12). De acordo com o relatório, informou o senador, em 1990 a pobreza atingia 36% da população na região, tendo aumentando para 44% em 2001.

Os estados que melhoraram sua posição no ranking foram o Ceará e o Mato Grosso, enquanto os que mais pioraram foram Roraima, Amazonas e Acre, -todos da Região Norte-, assinalou Mozarildo. O senador observou que embora tenha sido registrada melhoria na qualidade de vida no país como um todo, a permanência de desigualdades regionais como as apontadas é motivo de preocupação.

Ao governo atual cabe uma análise séria sobre o assunto e providências que levem em conta as peculiaridades de cada estado, afirmou o senador. Para ele, o tema deveria receber a atenção de todos, não apenas da bancada da Região Norte, já que a desigualdade em uma região afeta as outras e a migração das regiões mais pobres vai continuar ocorrendo.

Em aparte, os senadores Augusto Botelho (PDT-RR) e Demostenes Torres (PFL-GO) demonstraram preocupação com a perda de receitas para os estados da Região Norte com a proposta da reforma tributária. O senador João Capiberibe (PSB-AP) defendeu a coordenação de ações nos dois principais projetos do governo para a região - o Programa de Desenvolvimento da Amazônia Sustentável e o Plano Plurianual de 2003/2007. Já o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) disse que o Plano Plurianual de Investimentos (PPA) -esbarra em orçamentos ridículos-.



12/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo: Novo índice de pobreza revela descaso do governo com a Região Norte

Mozarildo exalta crescimento da Região Norte

Mozarildo registra encontro de magistrados da Região Norte

Mozarildo: Região Norte é vista como 'quintal da nação'

Mozarildo quer mais colégios militares na Região Norte

MOZARILDO REIVINDICA MAIS ATENÇÃO PARA A REGIÃO NORTE