Mozarildo exalta crescimento da Região Norte



O Pará foi o estado que apresentou o maior crescimento industrial do país entre fevereiro de 2003 e fevereiro de 2004, registrou o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) ao divulgar dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que fez uma reformulação na metodologia de cálculo de sua Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física Regional (PIM), passando a incluir os estados do Amazonas, Goiás e Pará. Para quem ignora o dinamismo da Região Norte, enfatizou o senador, a mudança do IBGE evidenciou a surpresa do crescimento do Pará.

Segundo Mozarildo, o crescimento global da indústria paraense foi de 16,2%, impulsionado pela extração mineral de ferro e alumínio, que teve incremento de 40%, e pelo setor de celulose e papel, que cresceu 41,1%. Para se ter uma idéia do significado desses números, enquanto o Pará cresceu 16,2%, o segundo lugar ficou com a Bahia, com aumento de 12% na produção industrial, e São Paulo, em sexto lugar, ficou nos 2,6%, destacou.

- Essa diferença, de mais de seis vezes, mostra o quanto é interessante o investimento na Amazônia, cuja economia cresce apesar de todos os obstáculos que a recessão econômica e o excesso de burocracia interpõem no caminho do empreendedor. Os economistas dirão que é natural que regiões menos desenvolvidas apresentem maior crescimento econômico porque partem de base menor. Isso é verdade, mas não devemos desmerecer os esforços desenvolvimentistas dos governos e dos investidores dos estados da Amazônia - afirmou o senador, completando que a indústria do estado do Amazonas cresceu 7,8%.



09/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Região Norte registra crescimento de 59,8% nas exportações

Mozarildo aponta aumento da pobreza na Região Norte

Mozarildo registra encontro de magistrados da Região Norte

NABOR JÚNIOR ALERTA SOBRE CRESCIMENTO DA INCIDÊNCIA DA MALÁRIA NA REGIÃO NORTE

Mozarildo: Região Norte é vista como 'quintal da nação'

Mozarildo quer mais colégios militares na Região Norte