Mozarildo faz apelo ao governo por valorização dos professores



No Dia do Professor, comemorado nesta quarta-feira (15), o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) fez um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que seu governo avance na questão educacional, com mais investimento na formação e qualificação do professor. O senador considera o professor o profissional mais importante dentre todas as carreiras e o que mais precisa ser valorizado.

Mozarildo leu artigo publicado na terça-feira (14) no jornal O Globo que aborda a falta de renovação na profissão. Segundo a matéria, dos 2,4 milhões de professores que atuam da 1ª série do ensino fundamental até a faculdade, a maioria tem entre 40 e 59 anos. A reportagem destaca que hoje sobram vagas nos cursos de licenciatura das universidades, a causa disso se origina dos baixos salários, excesso de trabalho e falta de estrutura, especialmente nas escolas públicas.

Os dados publicados pelo jornal, informou o senador, foram retiradas do Censo da Educação Superior, preparado pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas em Educação (Inep) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma das conclusões apresentadas, frisou o parlamentar, são as disparidades salariais entre estados, assim como a formação dos professores. Hoje, a média salarial de um professor no Brasil está em R$ 640. No Nordeste, é de R$ 300, metade da média aferida no Sudeste, afirmou Mozarildo Cavalcanti citando a matéria de O Globo.



15/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede maior valorização dos professores brasileiros

MOZARILDO FAZ APELO AO GOVERNO PELA DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS

Ana Amélia pede valorização dos professores

Randolfe Rodrigues defende valorização dos professores

Valdir Raupp pede valorização dos professores

Paulo Paim pede valorização dos professores