Mozarildo: ocupação racional da Amazônia é possível



Um novo modelo de reforma agrária está em implantação em Roraima, anunciou em discurso o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR). Ele se referiu à inauguração, nas proximidades da capital, Boa Vista, de um assentamento batizado de Nova Amazônia 1, que vai receber 1,2 mil famílias de agricultores até o final de 2005.

- O projeto introduz um modelo novo de reforma agrária em Roraima, que poderá, por sua vez, servir de exemplo para toda a região Norte - previu o senador do PPS.

Segundo Mozarildo, antes da implantação do assentamento foram feitos não só estudos sobre o solo e sobre a potencialidade produtiva mas também um zoneamento ecológico prévio, que ajudará a definir o uso mais apropriado da área.

O senador afirmou que o assentamento comprova que, ao contrário do que pregam os "novos amigos da Amazônia, cobiçosos de suas riquezas", não é apenas mantendo a região inexplorada que se pode dar a ela o melhor destino. Mozarildo condenou o que classifica de "velho discurso sobre a internacionalização da Amazônia":

- A floresta, dizem eles, não serve para ser explorada. Sua maior riqueza é o oxigênio que produz. Assim, o melhor investimento na Amazônia é deixá-la como está, intocada, desocupada, desabitada. Estrategicamente desabitada.

Mozarildo lembra que "disparates" como este ajudaram a criar toda uma mitologia em torno da floresta, alimentada por previsões catastróficas de destruição e devastação que nunca se confirmam. Para o senador, o assentamento Nova Amazônia 1 é uma demonstração de que, com planejamento e respeito ao meio ambiente, é possível dar à região um destino que atenda aos interesses dos seus moradores.

- Sabemos como agir na nossa Amazônia, e não na fantasiosa e irreal Amazônia "deles". Com os devidos cuidados, podemos ocupar responsavelmente a Amazônia, usando-a sem destruir suas imensas riquezas e promovendo o bem-estar da população que lá vive concluiu o líder do PPS no Senado.



02/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


ODACIR SOARES DEFENDE OCUPAÇÃO RACIONAL DA AMAZÔNIA

Mozarildo diz que MP legaliza ocupação da Amazônia

Mozarildo defende ocupação sustentável da Amazônia

Mozarildo lamenta "ocupação tranqüila" da Amazônia por estrangeiros

MOZARILDO QUER OCUPAÇÃO MAIS EFETIVA DA AMAZÔNIA

Mozarildo Cavalcanti defende 'ocupação e desenvolvimento' da Amazônia