Mozarildo pede aprovação de limite ao confisco de terras estaduais pela União



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) pediu a aprovação, nesta terça-feira (25), da proposta de emenda à Constituição (PEC) de sua autoria que limita em 30% a extensão da área dos estados que a União pode confiscar para a criação de parques ecológicos, reservas indígenas, áreas de segurança ou qualquer outra finalidade. O relator da PEC na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, senador Amir Lando (PMDB-RO), ampliou a área utilizável pela União para 50%, o que conta com o apoio de Mozarildo.

Mozarildo lembrou que, em toda a Amazônia, um proprietário de terras tem direito a desmatar apenas 20% de sua propriedade, como forma de preservar a floresta. Ele lamentou que, no fim do governo, o presidente Fernando Henrique Cardoso tenha criado o maior parque natural do mundo, o do Tumucumaque, no Amapá, sem que o Senado ou o governo do estado fossem ouvidos. -É importante também que se saiba que a população indígena hoje representa apenas 0,2% dos brasileiros, mas as reservas indígenas ultrapassam 11% do território nacional-, disse.

Em aparte, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) informou que, no último governo, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) distribuiu mais de 90 mil pequenas propriedades de até 100 hectares em seu estado. -Antes, cada proprietário podia desmatar até 50% de suas terras, mas hoje o limite é de 20%-, lamentou Raupp, ex-governador de Rondônia.



25/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede que União transfira para Roraima terras e patrimônio federais no estado

Mozarildo pede aprovação de projeto que autoriza a União a construir hidrelétrica em Roraima

Mozarildo pede aprovação, pela Câmara, de projetos que criam escolas militares na Amazônia

Mozarildo pede aprovação, pela Câmara, de projeto que cria subsídio para linhas aéreas regionais

Mozarildo comemora aprovação de MP que regulariza terras na Amazônia

Confisco de terras onde há trabalho escravo, o destaque da semana