Mozarildo pede aprovação, pela Câmara, de projetos que criam escolas militares na Amazônia




O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em discurso nesta segunda-feira (14), mencionou a frustração que os parlamentares sentem quando seus projetos, aprovados na casa de origem, são esquecidos ou engavetados na Casa revisora. Por isso, ele defendeu a fixação de um prazo essa análise.

Mozarildo mencionou especificamente a proposição que autoriza o Poder Executivo a abrir escolas militares nas capitais de Roraima e do Acre (PLS 211/02), projeto a seu ver inofensivo por ser apenas autorizativo, mas essencial, já que existe colégio militar apenas em Manaus para toda a região amazônica.

- Como pensarmos em formar militares com visão de Amazônia se não temos uma escola preparatória? Mandamos para a Câmara em 2004 e até agora, 2011, o projeto não foi aprovado - lamentou.

O senador rebateu as críticas de quem julga tal criação como aumento de despesas, lembrando que, uma vez sancionado o projeto, não é necessário implantar as escolas imediatamente, assim como ocorreu com a Universidade Federal de Roraima e a escola técnica federal do estado, e anunciou o envio de ofício à Câmara pedindo agilidade para a apreciação do projeto. 

Rapidez

Com o intuito de acelerar a análise das matérias, o parlamentar apresentou em 2007 uma proposta de emenda à Constituição (PEC 58/07) determinando que a Casa revisora terá 90 dias, à partir da data de leitura do projeto, para concluir a análise das proposições da Casa iniciadora. Esgotado o prazo estabelecido sem deliberação, a matéria será colocada na ordem do dia da sessão imediata, sobrestadas as demais proposições, até sua votação final, diz o texto que aguarda análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Na legislatura passada a relatoria estava a cargo do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que havia dado parecer contrário à proposta.



14/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede apoio da Câmara para criação de escolas militares na Amazônia

Mozarildo pede aprovação de projetos para a beneficiar a Amazônia

Mozarildo pede agilidade na Câmara para projetos em benefício da Amazônia

Mozarildo pede mais celeridade na apreciação dos projetos do Senado pela Câmara

Mozarildo pede aprovação, pela Câmara, de projeto que cria subsídio para linhas aéreas regionais

Mercadante pede aprovação pela Câmara de projetos de sua autoria sobre inclusão digital