Mozarildo pede apoio da Câmara para criação de escolas militares na Amazônia



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) fez nesta sexta-feira (12) um apelo à Câmara dos Deputados para que vote com rapidez projeto de sua autoria, aprovado pelo Senado, que autoriza o Poder Executivo a criar duas escolas militares na região amazônica - uma em Boa Vista, capital de Roraima, e outra, por emenda do senador Tião Viana (PT-AC), em Rio Branco, capital do Acre.

Das 12 escolas militares atualmente em funcionamento no Brasil, observou o senador, apenas uma se encontra na região, localizada em Manaus (AM). As demais estão concentradas principalmente nas regiões Sul e Sudeste. As duas novas unidades, recordou, estarão situadas no extremo Norte e no extremo Oeste do Brasil.

- É preciso que a gente ouse pensar o Brasil de maneira estratégica. Devemos, pelo menos, criar, pelo caminho da educação, uma nova Amazônia - sustentou Mozarildo, para quem deveria haver ainda uma escola técnica em cada estado da região.

Muitos dos militares que se encontram na Amazônia, lembrou o senador, estudaram em escolas localizadas principalmente no Sul do Brasil. Por isso, têm outras referências culturais e só conhecem a região Norte depois de formados. Com as novas escolas militares, comparou, os jovens da própria região passariam a receber o mesmo modelo de educação atualmente oferecido nas regiões mais desenvolvidas do país.

Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) considerou a criação das duas escolas militares uma "questão de segurança". Ele sugeriu que os senadores solicitem em conjunto ao presidente da Câmara, João Paulo Cunha, prioridade na votação da proposta. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) também apoiou a iniciativa de Mozarildo, que classificou como um "projeto estratégico".



12/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede aprovação, pela Câmara, de projetos que criam escolas militares na Amazônia

Mozarildo pede agilidade na Câmara para projetos em benefício da Amazônia

Mozarildo pede apoio para proposta que garante recursos às universidades da Amazônia

Sodré Santoro pede que Câmara autorize criação de colégios militares

Mozarildo pede à Câmara que vote PEC destinando verbas orçamentárias para educação na Amazônia

João Pedro pede apoio para projetos que autorizam criação de escolas técnicas no Amazonas