Mozarildo pede intensificação de campanhas de combate à Aids



No Dia Mundial de Combate à Aids, o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) pediu ao Ministério da Saúde que intensifique a campanha do governo de combate à doença. Lembrou que a última estatística do governo registrou um aumento de 19.373 casos de Aids entre os brasileiros de dezembro do ano passado a setembro último. O levantamento mostra que 277 mil brasileiros já têm a doença.

- Ainda não há cura para a Aids e o controle existente não dá nenhuma garantia de sobrevida razoável - advertiu o senador, que é médico.

Mozarildo considerou muito preocupante o fato de a incidência da Aids no país ainda manter se em crescimento, apesar de uma tendência de estabilidade nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. No Sudeste, há 21 casos para 100 mil habitantes e, no Centro-Oeste, 12 casos.

No período 1998/2002, 42% dos casos de contaminação se deram entre pessoas heterossexuais. Já a categoria homossexual e bissexual responde agora por 35% dos caos. Os outros 23% infectados são usuários de drogas e a contaminação quase sempre ocorre com agulhas não-descartáveis.

Conforme o senador Mozarildo Cavalcanti, a proporção entre os sexos se mantém em 1,8 caso em homens para cada caso em mulher. No início da epidemia, havia 25 casos de homens contaminados para cada um de mulher.



01/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo pede intensificação de campanhas de prevenção a acidentes de trabalho

Raupp pede intensificação de programas de combate às drogas em Rondônia

Marta Suplicy lembra 30 anos da epidemia de Aids e pede mais campanhas para combater a doença

Mozarildo Cavalcanti pede campanhas permanentes de conscientização do eleitor

SUASSUNA PEDE CAMPANHAS DE COMBATE AO CÂNCER

WILSON PROPÕE INTENSIFICAÇÃO DO COMBATE À DENGUE