Raupp pede intensificação de programas de combate às drogas em Rondônia
Com a comemoração, na última quinta-feira (26), do Dia Internacional contra o Abuso de Drogas instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) destacou o trabalho realizado no país pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (Unodc) para o Brasil e Cone Sul. Mas alertou que o problema dos narcóticos ainda é intenso em Rondônia e pediu uma maior colaboração do escritório e do governo para resolver a questão no estado.
O parlamentar disse que o Unodc, aliado ao governo, realiza uma série de programas e políticas de combate ao uso de entorpecentes, entre os quais o Programa de Redução da Demanda e da Oferta de Drogas. O projeto é uma parceria entre o escritório e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, que desenvolve um trabalho de prevenção junto às escolas, ao ambiente de trabalho e às populações de risco, incluindo medidas contra o contágio do vírus da Aids.
Na opinião do senador, embora o Unodc realize um eficiente trabalho de combate às drogas no país, é preciso intensificar as ações no estado de Rondônia. Segundo ele, o crime organizado, na maior parte estrangeiro, vê nas vastas áreas desabitadas da região Norte a facilidade de produção de cocaína, em grande parte destinada à exportação.
- Conhecidos relatórios das Nações Unidas confirmaram que de fato aquela área, compreendendo grandes espaços de Rondônia, serve à movimentação da quase totalidade da cocaína produzida pela Colômbia, pelo Peru e pela Bolívia - disse Raupp.
Por esse motivo, o senador afirmou ser -indispensável- a colaboração do Unodc com a população rondoniense e a ampliação dos programas do governo brasileiro naquela região.
27/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo pede intensificação de campanhas de combate à Aids
Raupp pede "PAC do Cacau" para Rondônia
Raupp pede gasoduto para Rondônia
Raupp pede construção de gasoduto em Rondônia
Raupp pede recursos para estradas de Rondônia
WILSON PROPÕE INTENSIFICAÇÃO DO COMBATE À DENGUE