WILSON PROPÕE INTENSIFICAÇÃO DO COMBATE À DENGUE



O senador Carlos Wilson (PSDB-PE) cobrou hoje (dia 26) maior atenção dos governos federal e estaduais para enfrentar os altos índices de contaminação pela dengue, notadamente na região Nordeste, onde residem 70% das pessoas infectadas pelo mosquito aedes egypti. Segundo o senador, a região apresenta condições favoráveis à proliferação da doença.

- Na capital de Pernambuco, por exemplo, estado que ocupa o segundo lugar em número de casos no Nordeste, a situação é preocupante, principalmente durante o verão e o outono, quando as condições climáticas favorecem a proliferação do mosquito. A cidade, além de ser cortada por rios e canais, sofre todas as conseqüências do crescimento desordenado, com graves deficiências nas áreas de saneamento básico - informou o senador.

Apesar dos números preocupantes, Carlos Wilson aponta perspectivas de melhora para o problema. O senador lembrou a existência de recursos na ordem de R$ 5,5 milhões, oriundos de convênio da Fundação Nacional de Saúde com o governo de Pernambuco, especificamente para o combate à dengue. De acordo com o senador, apenas 20% do total foram repassados ao governo estadual. "É fundamental que o restante dessas verbas seja urgentemente liberado, a fim de que se dê continuidade aos trabalhos de saneamento e de erradicação da doença", afirmou.

O senador pernambucano se mostrou otimista quanto aos efeitos do Plano Diretor de Erradicação do aedes egypti.

- Se levado a sério, o Plano, além de exterminar o vírus da dengue, deve ampliar a oferta de serviços de saneamento básico, reduzindo a incidência de doenças de veiculação hídrica e de doenças relacionadas com o lixo.

Em aparte, o senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) reafirmou a gravidade da situação, lamentando a falta de material para o combate à dengue.

26/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos propõe política perene de combate à dengue

Carlos Wilson propõe compra de excedentes dos pequenos produtores para ajudar no combate à fome

Mozarildo pede intensificação de campanhas de combate à Aids

Raupp pede intensificação de programas de combate às drogas em Rondônia

Combate à dengue

Wilson Santiago propõe fim do foro privilegiado