Mozarildo pede que governo dê atenção à população da Amazônia



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) mencionou nesta segunda-feira (1º) a realização de debates na semana passada, em Belém, sobre preservação e desenvolvimento econômico. O senador participou de fórum, organizado pelo Parlamento Amazônico (Parlamaz), do qual fazem parte parlamentares da região.

Mozarildo leu o documento produzido pelo Parlamaz, frisando que "o maior desafio imposto neste milênio é aliar preservação ambiental e desenvolvimento econômico". O texto, assinado pelo presidente da entidade, deputado estadual Domingos Juvenil, diz esperar que o encontro "aproxime a sociedade da pauta socioambiental e consolide, definitivamente, uma atenção qualificada à Amazônia Legal".

- É imperioso buscar um modelo de desenvolvimento que alie preservação com desenvolvimento, sem deixar a floresta intocada como santuário de contemplação - disse. Mozarildo sugeriu que a população de mais de 25 milhões de pessoas (somados os estados de Roraima, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Maranhão) seja incluída no processo de desenvolvimento. "A região possui um potencial incontestável para merecer investimentos em ciência e tecnologia que movam a economia e transformem nossas riquezas em emprego, renda e desenvolvimento".

Segundo o senador, a região não recebe a atenção merecida - apesar de abrigar mais de 60% do território nacional - porque só é responsável por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Ele "exigiu" que o governo federal dê atenção à Amazônia e principalmente, à sua população.



01/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede mais atenção à Amazônia

Mozarildo reclama da falta de atenção do governo federal com a Amazônia

MOZARILDO RECLAMA MAIS ATENÇÃO DO GOVERNO PARA A AMAZÔNIA

Mozarildo cobra mais atenção do governo com a região da Amazônia e faixa de fronteira

Mozarildo pede atenção do governo para a Embrapa

Mozarildo pede mais atenção do governo para a região Norte