Mozarildo pede mais atenção à Amazônia



A defesa da Amazônia foi novamente tema do pronunciamento do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). Nesta sexta-feira (12), o senador voltou a pedir ao governo federal mais atenção para aquela região, principalmente para o estado de Roraima, que, segundo afirmou, estaria sendo "maltratado pelo governo".

- É preciso apresentar uma proposta de plano de desenvolvimento para a Amazônia como um todo. Meu estado está vivendo um período muito ruim em que realmente não existe um plano adequado internamente e, do governo federal, só temos recebido maus tratos - afirmou o senador.

Segundo Mozarildo, é preciso que esse plano inclua o zoneamento ecológico da Amazônia, com investimentos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, a fim de que seja dado o diagnóstico correto para os problemas da região. Mozarildo disse também que, para acabar com a desigualdade regional na Amazônia, é preciso que o governo tenha um olhar desenvolvimentista e humanista.

O senador lembrou ainda que Roraima passou a se desenvolver autonomamente somente depois de se tornar um dos estados da federação, o que ocorreu em 1988.

- Nesses 21 anos de estado, Roraima cresceu muito mais do que os 45 anos em que passou como território federal. O povo ganhou cidadania, pois passou a eleger seus representantes - observou o parlamentar, ao mencionar outras conquistas alcançadas após Roraima ter se transformado em estado.

Em aparte, Marina Silva (PV-AC) discordou da afirmação de Mozarildo de que nunca houve prioridade do governo federal para a Amazônia. Ex-ministra do Meio Ambiente, a senadora garantiu que prioridade houve, mas "sem o devido cuidado". Já Adelmir Santana (DEM-DF) observou que a luta pelo desenvolvimento daquela região merece um estudo aprofundado por parte dos intelectuais e dos cientistas.

- Temos que preservar a Amazônia sim, mas primeiro é preciso compreendê-la para saber como fazer essa preservação - assinalou o senador pelo Distrito Federal.

12/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede que governo dê atenção à população da Amazônia

Mozarildo cobra mais atenção à educação na Amazônia

MOZARILDO RECLAMA MAIS ATENÇÃO DO GOVERNO PARA A AMAZÔNIA

Mozarildo cobra mais atenção do governo com a região da Amazônia e faixa de fronteira

MESTRINHO PEDE MAIS ATENÇÃO PARA A AMAZÔNIA

Mozarildo pede mais atenção do governo para a região Norte