Mozarildo pede tratamento digno aos médicos




Em pronunciamento em homenagem aos médicos, nesta terça-feira (18), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu a valorização da profissão, que considera desprestigiada diante das dificuldades, e lamentou que os médicos sejam as "grandes vítimas" do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos planos de saúde privados. O parlamentar, que atuou como médico em hospitais de Roraima, disse que foi através da medicina que entrou na política, para melhor atender as pessoas que sofrem.

- Saúde é um estado de bem-estar físico, psíquico e social. Uma pessoa que está passando necessidade, que não tem dinheiro para comprar um alimento ou não tem uma moradia, não está sadia do ponto de vista social - afirmou o senador.

Mozarildo Cavalcanti disse que os médicos merecem tratamento digno, e protestou contra os aumentos dos planos de saúde sem correspondente reajuste dos honorários médicos. Outro motivo de preocupação, assinalou, é a redução do entusiasmo dos jovens pela profissão médica.

- Hoje a profissão foi aviltada. O médico trabalha em hospitais sucateados, com falta de equipamentos, com falta de material, recebendo um salário pequeno, tendo que ter às vezes dois ou três empregos e isso não é bom para o mais importante de todos, que é o paciente - ressaltou o senador.

Mozarildo Cavalcanti pediu aos governos das três esferas e aos donos de planos de saúde que não tratem a saúde como produto ou estatística. Ele disse que o SUS deve ser aperfeiçoado, pois "sobra roubalheira e falta vergonha na cara" dos administradores, mas rejeitou a criação de novos impostos para financiamento da saúde.



18/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede diálogo do governo com os médicos

Mozarildo pede a Lula melhor tratamento para Roraima

Mozarildo saúda Médicos sem Fronteiras e pede ajuda à África

Mozarildo pede 'mutirão' em defesa dos médicos e usuários de planos de saúde

Mozarildo pede reajuste nas tabelas de serviços médicos pagos pelo SUS

Mozarildo pede ao Ministério Público que investigue tentativa de contratação de médicos sem concurso em RR