Mozarildo quer explicações da Venezuela sobre prisão de caminhoneiros brasileiros
O embaixador da Venezuela no Brasil poderá vir ao Senado prestar esclarecimento sobre a situação de caminhoneiros brasileiros presos naquele país. O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) comunicou em Plenário, nesta sexta-feira (9), que vai apresentar requerimento nesse sentido à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
O senador disse que motoristas brasileiros continuam presos em San Felix, de acordo com a Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Carga do Norte (Coopertran), diferentemente do que a imprensa de Roraima veiculou a respeito. Mozarildo apelou ao Ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, para que haja celeridade na solução do problema.
Não há democracia nem segurança jurídica na Venezuela, afirmou Mozarildo Cavalcanti. Apesar de ter apoiado o ingresso da Venezuela no Mercosul, observou o senador, ele avaliou não existirem condições adequadas para que aquele país participe do bloco.
Em aparte, o presidente da CRE, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), recomendou "redobrada atenção" em relação ao governo da Venezuela. Em sua opinião, o Brasil deve estreitar relações com países latino-americanos democráticos, como o Chile. Para o senador, "a amizade brasileira com Hugo Chaves não está apresentando resultados positivos" e disse temer que o governo de Chavez venha a influenciar o Brasil, e não o contrário, como pretende o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), que também apoiou o ingresso da Venezuela no Mercosul, afirmou que vai pedir reversão desta decisão do Congresso Nacional, caso as condições antidemocráticas persistirem no país. O senador defendeu que, na hipótese de haver causas que justificassem a abordagem dos motoristas brasileiros, a questão deveria ser tratada com justiça.
A aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul, disse Arthur Virgílio (PSDB-AM), foi em respeito àquela Nação e ao seu povo. O senador observou que, nas discussões do tema no Congresso, a maioria dos parlamentares não defendeu o governo de Hugo Chávez.
09/04/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo cobra intervenção do governo brasileiro para libertar caminhoneiros presos na Venezuela
Paulo Bauer quer explicação sobre débitos da Venezuela com exportadores brasileiros
Mozarildo diz que comissão verificará situação de brasileiros na Venezuela
Mozarildo Cavalcanti critica tratamento da Venezuela a brasileiros
Mozarildo Cavalcanti alerta para situação de brasileiros na Venezuela
Mozarildo Cavalcanti: Há brasileiros presos sem amparo legal na Venezuela