Mozarildo cobra intervenção do governo brasileiro para libertar caminhoneiros presos na Venezuela



Sete caminhoneiros brasileiros estão presos há mais de dez dias no presídio de Guaiaparo, na Venezuela, sob a acusação de que as empresas que os contrataram para conduzir a carga não pagaram o imposto devido àquele país. E as empresas não teriam sido formalmente notificadas pelo governo venezuelano. Ao fazer a denúncia da tribuna do Plenário, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) cobrou do Ministério das Relações Exteriores uma ação imediata para resolver o problema.

- Enquanto o governo manda helicópteros para pegar reféns da guerrilha das Farc [Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia], não toma nenhuma atitude para libertar brasileiros que estão presos em condições subumanas. Talvez não seja tomada nenhuma atitude séria em virtude de Roraima ser um estado pequeno para interessar à nossa chancelaria, ao ministro Celso Amorim e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva - disse Mozarildo Cavalcanti.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio) encaminhou ofício ao senador solicitando sua intervenção no sentido de sensibilizar o governo a se interessar pelo assunto. O documento informa que os caminhoneiros presos atuavam legalmente e costumavam transportar calcário e carvão mineral no trajeto Venezuela-Brasil.

Mozarildo Cavalcanti pretende convidar representantes do Itamaraty para explicarem na Comissão de Relações Exteriores os motivos para o governo brasileiro ainda não ter iniciado as gestões para libertar os caminhoneiros. O senador lembrou que na época em que o Senado discutiu o ingresso da Venezuela no Mercosul ele próprio expressou sua preocupação quanto à insegurança jurídica daquele país.

Em aparte, o senador Raimundo Colombo (DEM-SC) opinou que o episódio da prisão dos brasileiros é reflexo do autoritarismo com o qual o presidente Hugo Chávez comanda a Venezuela. Ele lamentou que a política externa brasileira seja pautada não pelos interesses do Estado, mas por questões ideológicas e político-partidárias.



06/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede ação do governo pelos brasileiros presos na Venezuela

Ana Amélia cobra do governo brasileiro manifestação contra violência na Venezuela

Mozarildo quer explicações da Venezuela sobre prisão de caminhoneiros brasileiros

Mozarildo Cavalcanti: Há brasileiros presos sem amparo legal na Venezuela

Mozarildo pede que Parlasul verifique situação de brasileiros presos na Venezuela

Itamaraty trabalha para libertar torcedores presos na Bolívia, diz Patriota