Mozarildo quer responsabilizar Serra e Negri



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) instou o Ministério Público, nesta quinta-feira (7), a abrir um inquérito para apurar a responsabilidade pela atual epidemia de dengue, que já matou 27 pessoas somente no Rio de Janeiro. Para o senador, não é possível ficar discutindo se o mosquito é federal, estadual e municipal, e o que a população quer é ver os culpados pelas mortes sendo exemplarmente punidos.

- De minha parte, acredito que os culpados sejam o ex-ministro da Saúde, José Serra e o atual, Barjas Negri, que, por serem economistas e não médicos, minimizaram os riscos e não tomaram as medidas preventivas indispensáveis ao controle da doença. Não dá para agora, que Serra é candidato à presidência, ficar posando de "bom moço" porque outras iniciativas suas deram certo no Ministério - afirmou.

Segundo Mozarildo, enquanto o mosquito matava em Roraima, ninguém se importava. Com as mortes acontecendo agora no Rio de Janeiro, o mosquito estreou na mídia, observou o senador. Ele lamentou que Serra, campeão de mensagens pelo rádio e TV quando ministro da Saúde, não tivesse feito alertas à população para o perigo da disseminação da dengue, pedindo sua colaboração para combater o aedes egypti.

O senador afirmou que, em Roraima, a doença está sob controle, não por ações federais, mas porque o governador resolveu tomar medidas para combater os focos da doença. "No Rio de Janeiro, se fez exatamente o contrário: a Fundação Nacional de Saúde demitiu os milhares de agentes endêmicos e nenhuma medida substitutiva foi tomada, resultando no atual desastre. A responsabilidade federal está patente", concluiu Mozarildo.



07/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI pode ouvir Serra e Barjas Negri na terça-feira

Mozarildo quer ação federal em Serra Pelada

Mozarildo quer respeito a agricultores da área Raposa-Serra do Sol

Mozarildo quer garantir direitos dos não índios da Raposa Serra do Sol

Mozarildo quer que governo reveja demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol

Mozarildo quer evitar retirada de não-índios da reserva Raposa Serra do Sol