Mozarildo registra 180 anos da maçonaria no país



Os 180 anos de existência do Grande Oriente do Brasil, marco da maçonaria brasileira, foram saudados em Plenário, nesta quinta-feira (20), pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR). Segundo o senador, a defesa dos princípios de igualdade, solidariedade, justiça, cidadania e liberdade continua a nortear as ações da maçonaria, representada no país por mais de duas mil lojas e 62 mil maçons ativos.

A participação da maçonaria em acontecimentos -marcantes- da vida política, econômica, social e cultural do país perpetua-se até hoje, destacou Mozarildo, principalmente com a atuação de dezenas de parlamentares maçons no Congresso Nacional. Em abril passado, por exemplo, deputados federais e senadores receberam propostas de intervenção nas áreas de segurança pública, meio ambiente, combate às drogas, saúde, educação, soberania nacional e defesa da Amazônia, elaboradas em encontro nacional da maçonaria.

- Os documentos entregues aos irmãos parlamentares expressam a sugestão do povo maçônico, que nada mais é do que o reflexo do pensamento da sociedade brasileira - afirmou o senador, que relembrou as origens da instituição no Brasil e o seu envolvimento em passagens revolucionárias da história nacional.

De acordo com Mozarildo, a primeira loja maçônica do país, a Cavaleiros da Luz, surgiu em 1797, em Salvador (BA). Já a fundação do Grande Oriente do Brasil ocorreu em 1822, no Rio de Janeiro, tendo à frente José Bonifácio de Andrada e Silva, o primeiro grão-mestre da maçonaria brasileira.

Além de defender os ideais de independência, a instituição assumiu -posição de vanguarda- na luta pela abolição da escravatura e pela proclamação da República, registrou o senador. A maçonaria declarou ainda seu apoio à adesão do Brasil às tropas aliadas na 2ª Guerra Mundial e, embora tenha defendido o golpe militar de 1964, rompeu com o regime após a edição do Ato Institucional nº 5, de 1968, passando a respaldar a luta pela redemocratização do país, acrescentou Mozarildo.



20/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo registra homenagem da Maçonaria às Forças Armadas

Mozarildo destaca 40 anos da Maçonaria do DF

MOZARILDO DESTACA 177 ANOS DA MAÇONARIA

Mozarildo registra os 34 anos da Polícia Militar de Roraima

Mozarildo registra 30 anos da Rede Amazônica de Televisão

Mozarildo Cavalcanti registra os 21 anos do Tribunal de Justiça de Roraima