Mozarildo sugere reforma política fatiada




O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em discurso nesta segunda-feira (7), sugeriu que a reforma política - cuja realização se faz urgente, como enfatizaram o presidente do Senado, José Sarney, e a presidente da República, Dilma Rousseff, no início das atividades legislativas - seja realizada de forma fatiada, de acordo com o grau de urgência das medidas.

Para ele, discussões complexas como o estabelecimento do voto proporcional, voto distrital puro, voto distrital misto ou voto em lista fechada não deveriam ser o foco imediato da discussão, mas sim outros temas urgentes. Na opinião de Mozarildo, é imperioso, por exemplo, encontrar formas mais efetivas de coibir o abuso do poder político e econômico, lembrando que candidatos à reeleição usam a máquina administrativa e os recursos do estado ou município que administram em prol de suas candidaturas.

Por isso, afirmou Mozarildo, é essencial que sejam definidas regras mais rígidas para a reeleição, com a desincompatibilização do candidato durante o processo eleitoral. Entretanto, mudanças mais profundas e complexas, em sua opinião, deveriam valer somente para depois de 2014, "porque aí você não mexe com muitos interesses".

- Sei que isso é muito, mas, se não aprovarmos alguma reforma política neste ano de 2011, dificilmente aprovaremos no ano que vem, que é um ano eleitoral - teremos eleições municipais para eleger vereadores e prefeitos. Mais difícil será em 2013, véspera das eleições gerais no Brasil - assinalou.

Mozarildo elogiou a proposta do presidente Sarney de montar uma comissão a fim de elaborar um projeto de reforma política e sugeriu que os parlamentares definam suas posições. Para ele, além dos pontos já mencionados, a reforma política deve englobar o financiamento público de campanha e principalmente, o aumento dos mecanismos para fiscalizar e coibir os atos ilícitos, ainda que isso implique em aumento de efetivo da Polícia Federal em todas as unidades da federação.

O parlamentar também frisou que, tão importante quanto realizar a reforma política é a aprovação da reforma tributária, para que sejam diminuídos e até mesmo eliminados alguns impostos no país.

- A carga de impostos no Brasil é muito alta, uma das maiores do mundo, e isso impede não só o desenvolvimento do país, como também inibe a geração de empregos - disse.



07/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney elogia 'reforma política fatiada' e crê em votação

Marco Maia: reforma política poderá ser fatiada

Tião Viana defende "reforma política fatiada" em evento da OAB

Tião Viana defende "reforma política fatiada" em evento da OAB

Ministros discutem proposta de reforma política "fatiada" com Sarney

Executivo apresenta ao Congresso proposta "fatiada" de reforma política