MP que facilita construção de silos para armazenagem de grãos tranca a pauta



A Medida Provisória 619/2013 foi lida, nesta terça-feira (26), em Plenário e passou a trancar a pauta de votações do Senado. Ela se soma ao Projeto de Lei de Conversão (PLV) 23/2013, proveniente da Medida Provisória (MP) 618/2013, que capitaliza a Valec e o BNDES e que também tranca a pauta do Plenário.

VEJA MAIS

Aprovada, nesta quarta-feira (25), pela Câmara dos Deputados a MP 619/2013 estabeleceu ações para ampliar e melhorar a capacidade de armazenagem de grãos no país. O texto permite à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) usar o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) para contratar a construção de silos e armazéns públicos para a safra 2013/2014.

De acordo com a MP, a Conab pode contratar, sem licitação, banco federal para essa finalidade, que também será autorizado a usar o RDC. Esse regime, instituído pela Lei 12.462/2011, diminui os prazos de procedimentos e recursos na licitação e institui a contratação integrada, por meio da qual uma mesma empresa faz o projeto e o executa até a entrega final.

A matéria foi encaminhada ao Congresso Nacional em junho. O governo justifica a urgência da MP com o argumento de que é preciso evitar a perda de competitividade no campo, afetando as exportações brasileiras, além de estimular a agricultura familiar e atender os produtores rurais de baixa renda vítimas da seca.

Outros assuntos

A MP também trata de prazos do penhor rural, contratos de financiamento do Fundo de Terras e da Reforma Agrária, institui o Programa Cisternas, para incentivar a construção de cisternas e garantir o acesso da população à água, destina ajuda econômica para produtores de cana-de-açúcar do Rio de Janeiro e garante às adotantes a remuneração pelo período de licença-maternidade de 120 dias, entre outros.

De acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Alves, esta foi a última MP a ser analisada pela Câmara com acréscimos de temas diferentes. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já havia anunciado, em sessão realizada no último dia 10, seu apoio à decisão de Henrique Alves de que as medidas provisórias só tratem do assunto principal e não mais de temas acessórios.



26/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp elogia financiamento do BNDES para construção de silos

Nova lei beneficia produção agrícola e armazenagem de grãos

Senado aprova MP que amplia capacidade de armazenagem de grãos no país

Adiada votação de relatório de MP que amplia armazenagem de grãos da Conab

Comissão mista vota na próxima semana MP que amplia armazenagem de grãos

MP que abre crédito para ministérios tranca a pauta