Nova lei beneficia produção agrícola e armazenagem de grãos



A Lei 12.873, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, e publicada no Diário Oficial da União dessa sexta-feira (25), vai facilitar algumas das ações desenvolvidas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na área agrícola. O artigo 1º, por exemplo, permite que a empresa tenha, a partir de agora, uma redução de quase um terço no tempo de contratação de serviços de construção e reforma de armazéns.

Com o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), instituído pela lei, o período entre a abertura do processo e a entrega final da obra não deve passar de 12 meses, enquanto que pela legislação anterior (Lei 8.666/93) chegava a cerca de 36 meses. Este é o entendimento dos técnicos da empresa sobre a nova medida.

Outro artigo, o de número 50, diz respeito a prazos para pagamento de dívidas de terceiros com o governo federal, quer judiciais ou administrativas, em caso de perdas de produtos pertencentes à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e aos Estoques Reguladores.

Um dos parágrafos estabelece que a adesão à renegociação do débito deve ser feita em até 180 dias após a publicação da lei, mediante pedido formal apresentado na Conab, pelo próprio devedor ou representante legal.

Fonte:

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento



28/10/2013 10:47


Artigos Relacionados


Senado aprova MP que amplia capacidade de armazenagem de grãos no país

Adiada votação de relatório de MP que amplia armazenagem de grãos da Conab

MP que facilita construção de silos para armazenagem de grãos tranca a pauta

Comissão mista vota na próxima semana MP que amplia armazenagem de grãos

Ana Amélia comemora aprovação da MP que amplia capacidade de armazenagem e beneficia Santas Casas

Produção de grãos atinge 161,5 toneladas