Justiça determina que INSS contrate terceirizados para cobrir greve de médicos peritos



A 19ª Vara da Justiça Federal em São Paulo determinou nesta quarta-feira (25) que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contrate em caráter emergencial médicos para realizarem perícias. A decisão visa atender parcialmente o pedido do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo. 


No pedido, o MPF alega que a execução das perícias está demorando por causa da greve dos peritos, iniciada em 22 de junho. É trabalho dos peritos médicos fazer a avaliação médica pela qual o segurado precisa passar para receber benefícios, como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez permanente, entre outros.


Os procuradores da República pedem que o INSS seja obrigado a contratar profissionais terceirizados para regularizar o atendimento. O instituto estima que cerca de 400 mil perícias deixaram de ser feitas desde o início da paralisação. 


Em sua decisão, o juiz José Carlos Motta reconheceu como “legítimo e justo” o movimento grevista, mas afirmou que o direito do segurado não pode ser prejudicado por conta da paralisação. “No mais das vezes, pessoas de poucos recursos financeiros e que dependem das prestações oriundas de benefícios previdenciários de que são titulares para a sua sobrevivência e de seus familiares, não podem ser colhidos por conflitos de interesse da espécie”, destacou o juiz em seu despacho.


O Ministério da Previdência Social não descarta a contratação temporária de peritos caso a negociação a cargo da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) não tenha resultado.

 

Fonte:
Agência Brasil



25/08/2010 18:24


Artigos Relacionados


MPF entra com ação para que INSS contrate peritos médicos terceirizados

STJ determina fim da greve de peritos do INSS

Presidente da CAS visita posto do INSS para avaliar greve dos médicos peritos

INSS poderá abrir 500 vagas para médicos peritos

Concurso para 500 médicos peritos do INSS está na pauta da CCJ

INSS define normas para contratação provisória de peritos médicos