Mudança na forma de comunicação levou à extinção do JB em papel, afirma presidente do jornal



Ao agradecer a homenagem realizada em Plenário nesta segunda-feira (16) para marcar os 120 anos do Jornal do Brasil, a presidente do órgão, Ângela Moreira, disse que a transferência do conteúdo para a internet, em 1995, com a criação do JB Online - e a veiculação de informações apenas pela rede mundial de computadores, a partir de setembro de 2010, deveu-se à nova forma de comunicação em curso no mundo. Ela observou que a comunicação não é mais feita de "um para muitos, mas de muitos para muitos".

- Percebendo que, desde a expansão das novas redes sociais, o mundo não mais se comunica de um para muitos: um autor, muitos leitores; um conferencista, grande plateia; e, sim, de muitos para muitos, decidimos, repito, transferir a edição diária para uma escala jamais sonhada pela imprensa impressa, graças aos fabulosos recursos oferecidos pela internet. Sendo assim, incorporamos o axioma do celular: em qualquer hora, a qualquer pessoa em qualquer lugar - disse Ângela Moreira, observando que o JB tornou-se o primeiro grande jornal brasileiro a ser editado, integralmente, no formato digital.

Segundo explicou, nessa nova fase, são oferecidas dois tipos de mídias: uma que ela denominou de "tempo real", que é alimentada e produzida pela redação do JB e por agências de notícias brasileiras e internacionais, com o suporte de fotos, vídeos e som, atualizados constantemente; e uma outra que ela chamou de "blogosfera e sociedade aberta", na qual o leitor é também repórter e articulista

Ela ressaltou que o JB continuará sendo uma referência de veracidade da informação e isenção na forma de se fazer jornalismo. A forma digital, em sua opinião, é mais ágil, contemporânea e pode ser acessada em qualquer local. Ressaltou ainda que o consumidor de informação do século 21 não se contenta com a notícia impressa, mas espera que novo ciclo comece após sua publicação. 



16/05/2011

Agência Senado


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