Mudança nas regras para suplência será votada na semana que vem



Ao fim da reunião desta quarta-feira da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) prometeu que conversará com os parlamentares e, na próxima semana, trará um documento que busque o consenso sobre mudanças de regras para suplência no Senado. O presidente da CCJ, senador Marco Maciel (DEM-PE), informou que o substitutivo de Demóstenes ao conjunto de propostas de emenda à Constituição que mudam as regras para a suplência será votado na próxima quarta-feira (9), às 10h, uma vez que as discussões sobre a proposta se encerraram nesta semana.

Demóstenes resumiu as duas principais propostas que surgiram na reunião desta quarta-feira. Em uma delas, fica mantida a figura do suplente, desde que não seja parente do titular, e, em caso de vacância definitiva (por morte, eleição para o Executivo, renúncia ou cassação), é realizada nova eleição no pleito seguinte à vacância.

A outra sugestão que teve o apoio de senadores durante a discussão da matéria, informou Demóstenes, seria acabar com a figura do suplente e, no caso de vacância, convocar o deputado federal mais votado que preencha os requisitos constitucionais para ocupar o cargo, ou seja, tenha mais de 35 anos.

A reunião foi encerrada em seguida.



02/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mudança na CLT não será votada em regime de urgência, avisa Tebet

Suplicy e Wilson Santiago veem avanço em mudança na suplência para o Senado

Indicação do desembargador Benedito Gonçalves para o STJ será votada na CCJ na próxima semana

Transferência da gestão do ensino superior para o MCT será votada na próxima semana

Regra para fidelidade partidária será votada pela CCJ na próxima semana

OPERAÇÃO DE CRÉDITO PARA 24 ESTADOS SERÁ VOTADA PELA CAE NA PRÓXIMA SEMANA