Regra para fidelidade partidária será votada pela CCJ na próxima semana




Deverá ser votado na próxima reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania projeto que prevê a perda de mandato para deputados e vereadores que se desfiliarem, sem causa justa, do partido pelo qual se elegeram. O projeto de lei (PLS 266/11), de autoria da Comissão de Reforma Política do Senado, foi lido nesta quarta-feira (22), e, em seguida, conforme acordo já firmado na CCJ, foi concedida vista coletiva para que os senadores tenham mais tempo para examinar a matéria.

O projeto original da comissão engloba todos os cargos eletivos, mas emenda do relator, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), limita a perda de mandato apenas para quem for eleito pelo sistema proporcional, ou seja, deputados federais e estaduais e vereadores.

Já o político eleito pelo sistema majoritário (presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, prefeitos e senadores) pode, pela emenda, transferir-se, sem a perda de mandato, para outro partido, desde que dentro da coligação que o elegeu.

Pelo projeto, quatro são as situações que caracterizam justa causa para se desfiliar do partido sem perda de mandato: incorporação ou fusão do partido, criação de novo partido, mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e ainda grave discriminação pessoal.

Referendo

Também deverá ser votada na próxima quarta-feira proposição que obriga a realização de referendo para a entrada em vigor de lei ou Emenda Constitucional que altere o sistema eleitoral. A proposta de emenda à Constituição (PEC 42/2011), também de autoria da Comissão de Reforma Política do Senado, foi lida nesta quarta (22).

Em seu relatório favorável à matéria, o relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirma que a proposta tem o objetivo de trazer "o povo, maior interessado nessa discussão, para o centro do debate".

Valéria Castanho e Iara Altafin/ repórteres da Agência Senado

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



22/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


OPERAÇÃO DE CRÉDITO PARA 24 ESTADOS SERÁ VOTADA PELA CAE NA PRÓXIMA SEMANA

Internação compulsória para usuários de drogas será votada pela CAS na próxima semana

Nova regra deve aumentar fidelidade partidária

Indicação do desembargador Benedito Gonçalves para o STJ será votada na CCJ na próxima semana

Transferência da gestão do ensino superior para o MCT será votada na próxima semana

Pauta da CMA será votada na próxima semana