Mulheres estão ausentes do poder, avalia Cristovam



As mulheres precisam ter maior participação nas instâncias de poder no Brasil, avaliou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) ao discursar em Plenário nesta quinta-feira (6). O parlamentar comentou dados que mostram a existência de apenas 49 mulheres entre os 594 parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Disse também que, das cerca de 5.560 prefeituras brasileiras, apenas 418 são administradas por mulheres. Na opinião dele, "uma ótica masculina domina o exercício do poder no Brasil".

Cristovam defendeu maior protagonismo por parte das mulheres, mas, para isso, as brasileiras precisariam ter oportunidades similares às dos homens. E lamentou que as mulheres continuem a receber salários inferiores aos dos homens mesmo ocupando as mesmas funções. Também considerou lamentável a violência contra as mulheres, assinalando que cerca de dois milhões de brasileiras sofrem violência física anualmente, algo como vinte agressões a cada cinco minutos.

O senador pelo Distrito Federal homenageou, em especial, as mais de 1,7 milhões de professoras brasileiras dos ensinos fundamental e médio - as "construtoras do Brasil", como definiu - e defendeu o Dia Internacional da Mulher (8 de março) como um dia para a reivindicação dos direitos femininos.

Cristovam lembrou ainda da dupla jornada de trabalho enfrentada pela maioria das brasileiras, queixando-se do fato de, ainda hoje, os homens procurarem jogar para as mulheres toda a carga de atividades domésticas.

No seu ponto de vista, dois dos maiores problemas atuais da humanidade - a desigualdade social e o desequilíbrio ambiental - foram provocados pelos políticos homens, que têm administrado "com desprezo" tanto a natureza quanto as questões sociais e a educação.



06/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bibliotecas ainda estão ausentes na maioria das escolas do país

CPIS ESTÃO INDO BEM, AVALIA ACM

VÍDEO SOBRE MULHERES E O PODER É LANÇADO

Câmara debaterá participação das mulheres no poder

Cristovam Buarque prega 'restauração' do Poder Legislativo

Subcomissão debate a participação das mulheres no espaço de poder