Municípios baianos receberão retroescavadeiras para auxiliar agricultores



A iniciativa aumentará a comercialização dos produtos rurais, proporcionando o desenvolvimento sustentável local

Vinte municípios do Semiárido baiano, com até 50 mil habitantes, serão beneficiados com a doação de retroescavadeiras. A ação será realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e as máquinas serão destinadas à construção e manutenção de estradas que ligam a zona rural à urbana e, também, para construir reservatórios de água.

Os municípios contemplados, que concentram mais de 225 mil pessoas vivendo na área rural, foram selecionados pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Territórios

Cinco dos municípios beneficiados com esta entrega estão nas áreas de abrangência dos Territórios da Cidadania do Velho Chico, do Sisal e do Irecê. O restante está distribuído em oito Territórios da Identidade do estado. Para o integrante da coordenação responsável pelo Território do Sisal, Urbano Oliveira, a disposição das máquinas mudará a realidade dos agricultores familiares.

“O uso da retroescavadeira poderá amenizar em até 70% os problemas enfrentados pelos produtores familiares no período da seca, pois possibilitará a construção e a manutenção de barreiros para armazenamento de água”, revela. Urbano Oliveira explica que a produção agrícola da região é muito diversificada.