Municípios em calamidade querem agilidade na liberação de recursos




Comissão solicita que Defesa Civil Nacional venha ao Estado ver de perto os estragos e facilitar repasse do dinheiro

A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Giovani Cherini (PDT), realizou hoje (30/10), reunião para a discussão da situação dos municípios em estado de emergência no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil informou que 106 municípios foram atingidos nos temporais de julho e outubro. Cerca de 50 foram ouvidos em audiência pública pela Comissão. É aguardado repasse de R$ 10 milhões do governo federal para os que decretaram estado de emergência e de calamidade nos últimos temporais que atingiram o Estado.

Em função da rubrica que o governo federal utilizou para a liberação dos recursos, eles serão repassados diretamente para os municípios, o que está burocratizando a chegada do dinheiro. Este foi um pedido da Famurs e está atrasando o procedimento. Segundo Cherini, " se a verba fosse repassada através da Defesa Civil, teríamos agilidade na ajuda aos municípios em calamidade".

Os prefeitos encaminharam dois pedidos à bancada federal gaúcha. Da verba de R$ 10 milhões, os municípios que necessitarem de até 40 mil reais, receberão integralmente os recursos, e o restante, 60% do total, distribuído de acordo com a necessidade de cada um. Foi feito também um pedido para que representantes da Defesa Civil Nacional se desloquem ao Rio Grande do Sul para acompanhar os trabalhos.

Participaram da reunião, o chefe da Defesa Civil, coronel Lauri Schroeder; o secretário para Assuntos do Interior, Dirceu Lopes; o deputado federal e coordenador da bancada gaúcha, Airton Dipp (PDT); o representante da Famurs, prefeito de Encantado, Paulo Costi, e da AGM, prefeito de Victor Graeff, Flávio Luiz Lammel.



10/30/2001


Artigos Relacionados


Projeto facilita liberação de recursos para municípios que tiverem decretado estado de calamidade pública

Sérgio Souza pede agilidade em liberação de recursos para municípios atingidos por desastres

Jorge Viana cobra agilidade na liberação de recursos para municípios atingidos por enchente no Acre

Raupp pede agilidade na liberação de recursos do FNO

Governadores do Nordeste cobram agilidade na liberação de recursos a vítimas de enchentes

Impasse burocrático atrasa repasse de recursos aos municípios em calamidade