Municípios sul-americanos discutem integração sob a ótica dos governos locais



Entre os dias 27 e 29 de novembro, Porto Alegre irá sediar a 18ª Cúpula da Rede Mercocidades, organização internacional que reúne representações de 272 cidades da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Colômbia e Peru.

A reunião irá promover a discussão entre lideranças nacionais, regionais e locais da América do Sul sobre desafios e oportunidades de intercâmbio e cooperação entre as cidades. A programação inclui reuniões das nove unidades temáticas da rede e seminários sobre desenvolvimento sustentável, segurança pública e identidade do cidadão sul-americano. Também abarca atividades do Foro Mundial de Autoridades Locais de Periferia (FALP) e Fórum Empresarial do Mercosul.

Além disso, o evento marca a transmissão da secretaria-executiva da Mercocidades, atualmente exercida pelo município de Quilmes (Argentina), para a capital gaúcha. Porto Alegre ficará no comando da rede por um ano, até o final de 2014. Acesse a programação completa.

Oficina sobre Instrumentos para Integração Fronteiriça do Mercosul: Como parte da programação da 18° Cúpula da Mercocidades, a oficina irá debater instrumentos e parcerias para estimular a integração regional na faixa de fronteira do Mercosul. A atividade é promovida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a rede Mercocidades.

No evento haverá apresentações sobre linhas estratégicas para integração produtiva, experiência de consórcio intermunicipal na fronteira e projetos de integração regional. Para participar é necessário acessar a página de inscrições da 18° Cúpula e selecionar a opção “Seminário SAF: Instrumentos para Integração Fronteiriça do Mercosul”.

O fortalecimento do processo de integração produtiva das cidades do Mercosul é um dos eixos previstos no Plano de Ação do FCCR - Foro Consultivo Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul- proposto em agosto de 2012, durante a presidência pro-tempore do Brasil.

Fonte:
Portal Federativo



19/11/2013 12:24


Artigos Relacionados


Valadares pede que governos latino-americanos reforcem políticas de combate à pobreza

Seminário debate questão dos governos locais e tendência mundial de concentração de poderes da União

Empresários sugerem que governos latino-americanos se unam contra efeitos da crise econômica

União e governos do Nordeste discutem ações de combate à seca

Parlamentares sul-americanos discutem o Mercosul

Integração da América Latina só avançará com parceria entre governos e sociedade, diz pesquisa