Museu de Areia (PB) ganha novo projeto de preservação de bens patrimoniais
Será inaugurado na quinta-feira (14), às 17h, o novo projeto expográfico do Museu do Brejo Paraibano, na cidade de Areia (Paraíba). O museu, também conhecido como Museu da Rapadura, desafia o processo de esquecimento e abandono dos engenhos brejeiros, patrimônio cultural de grande importância para a região. O projeto busca pesquisar, preservar e difundir para as gerações presentes e futuras as referências da história do brejo paraibano, com ênfase na cultura da cana-de-açúcar e na produção tradicional de seus derivados, em especial a rapadura.
O acervo é constituído pelo núcleo de uma casa-grande e engenho dos primórdios do ciclo da cana-de-açúcar e produção da rapadura, cachaça e açúcar mascavo, típicos da região. A casa-grande abriga exposições de objetos e documentos revelando a convivência interna, as relações sociais e de trabalho e o processo de ocupação da terra. Na unidade fabril, o engenho está em exposição, mostrando as diversas fases do processo produtivo.
O Museu do Brejo Paraibano está em uma área de dois hectares, no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFP), no Centro de Ciências Agrárias, e conta ainda com a bagaceira do engenho, jardins, pomar e pequeno açude. Também fazem parte do local uma biblioteca especializada em cana-de-açúcar e um arquivo documental à disposição da comunidade para pesquisas.
O projeto expográfico foi desenvolvido pela Associação dos Amigos de Areia (Amar), com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O investimento financeiro é do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
Fonte:
Iphan
13/10/2010 17:26
Artigos Relacionados
Museu Dinâmico da Mata Atlântica ganha novo endereço em Registro
Centro de Preservação Cultural cuida de bens tombados da USP
Seminário vai incentivar preservação de bens culturais no Espírito Santo
Campinas ganha um novo polo do Projeto Guri
Detran: Site ganha novo visual em projeto de modernização
CCJ vai examinar projeto que proíbe jateamento de areia